Publicidade
05/11/2020 Desenvolvimento Humano

As Escolhas e a Felicidade

Com alegria e honra comunico a você, leitor, que a partir desta edição, passo a ser uma colaboradora fixa dessa linda e inspiradora revista, compartilhando sobre temas voltados para desenvolvimento humano.

Acredito que não por acaso, mas por sincronicidade isso está acontecendo no mês da psicologia, ciência da alma, a qual escolhi me dedicar. Fiz minha escolha profissional aos 16 anos, movida pelo desejo de ajudar os outros a descobrirem as amarras que as impediam de ser felizes. Naquela época, já me intrigava o quanto era da nossa responsabilidade, essa tal felicidade.

A cada semestre da faculdade meus olhos brilhavam mais e minha escolha se confirmava. Sofri um bocado quando a graduação estava chegando ao fim, sentia como se fosse ser expulsa do paraíso. Não queria perder aquelas aulas maravilhosas, o contato com os professores e a vida de estudante. Em pouco tempo, descobri em meu processo terapêutico, que boa parte da minha dor, tinha a ver com apego e com minha resistência em passar para a fase adulta. A vida não espera, ela se impõe. E aos 22 anos colei grau em prantos de tristeza, orgulho e alegria. Logo em seguida, esqueci o que tinha perdido com a formatura, e comecei a experimentar os frutos da autonomia de fazer o que mais me realizava, atendimento psicológico de pessoas que estavam em busca de autoconhecimento, cura, maior satisfação consigo próprio, realização e outras tantas e grandiosas demandas, que no final das contas, culminam na busca pela felicidade.

Enquanto realizava meu sonho, a realidade nua e crua bateu em minha porta e me fez ver que se quisesse conquistar logo minha independência financeira, precisaria fazer algo mais do que esperar o consultório encher de cliente. Afinal, isso requer tempo e cara de maturidade, o que ainda não era o caso.

Minha insatisfação começou a se manifestar e uma amiga muito perspicaz me convidou para trabalhar na consultoria de recursos humanos que ela gerenciava. Foi bastante conflitante para mim, que tinha como ideal atuar somente na área clínica e “jamais” na área empresarial. Felizmente, eu superei esse paradigma repleto de preconceitos, me abri para essa possibilidade e disse sim ao desafio, que me transformou e mudou completamente a minha vida. Passei a viajar constantemente de norte a sul do país para atender grandes empresas e realizar trabalhos com desenvolvimento de equipes, que passaram a ser uma das minhas grandes paixões. Amei conhecer lugares, culturas, organizações e pessoas diferentes. Achava o máximo cada dia estar em uma empresa, em uma cidade, em um hotel. Até que os contras começaram a pesar, e a falta de permanência, presença, lar… começaram a fazer muita falta. Os sintomas de estresse começaram a aparecer, o corpo começou a pedir arrego: insônia, rouquidão, gastrite…

O pisca alerta acendeu e o alarme tocou que já tinha passado da hora de mudar a rota ou o jeito de caminhar. Após cinco anos nessa vida meio nômade, de quem não parava em casa, em Belo Horizonte/MG, veio um novo convite: assumir a Gestão de RH da unidade de uma multinacional francesa, no polo petroquímico em Camaçari/BA. Foi quando uma mudança ainda mais significativa se deu, e vim morar na capital baiana, onde meu coração vibra e escolheu permanecer. Experiência incrível, que me ensinou muitíssimo e me tornou mais forte e resiliente, ao lidar com desafios bem complexos, típicos de uma grande empresa que vivenciava uma transição de gestão, choque cultural, conflitos sindicais e ampla diversidade. Além disso, tive a oportunidade de conhecer na íntegra o que se passa dentro das organizações, de viver na pele, os desafios e conflitos experimentados por líderes e liderados. Amadureci muito e pude constatar que minha praia era atuar como consultora externa. Escolhi sair da empresa e fundar minha própria consultoria, dando continuidade ao desenvolvimento humano e empresarial, por meio de treinamentos, educação corporativa e assessoria na área de RH. Em 2016, sem que eu planejasse, algo decisivo aconteceu. Fui escolhida pelo sonho de ser uma missionária da felicidade. Uma empresa cliente demandou uma palestra sobre Felicidade e Produtividade. Foi aí que iniciei meus estudos sobre Psicologia Positiva, a ciência do bem estar e da felicidade. Foi amor à primeira vista, identificação total com os fundamentos e práticas desse movimento. Desse dia em diante, a perspectiva positiva passou a fazer parte do meu olhar e das minhas práticas. Percebi e venho aprendendo cada vez mais, como podemos apoiar o florescimento do outro pelo desabrochar e fortalecimento das suas virtudes. Encontrei na Psicologia Positiva as respostas ao que me intrigava quando escolhi fazer vestibular para psicologia. Descobri que o que eu enxergava embaçadamente e suspeitava no passado, tem nome – sentido da vida, propósito, autorresponsabilidade, florescimento, plenitude – e também método de desenvolvimento. O encontro com esse universo tão novo e ao mesmo tempo tão familiar, me levou as minhas mais recentes conquistas: a Certificação em Felicidade Interna Bruta (FIB) e a pós graduação em Psicologia Positiva, que estou cursando apaixonadamente.

E aqui estou eu, reafirmando o que a ciência já comprovou, a importância do autoconhecimento e das escolhas para o bem estar e contentamento. Os elementos que compõem a almejada fórmula da felicidade, estão sendo revisados, mas sobre um dos componentes não pairam mais dúvidas – as ações voluntárias ou escolhas deliberadas. Os sim’s e não’s que damos ao longo da vida, aquelas portas as quais decidimos fechar ou abrir em nossa jornada.

A felicidade é um estado que será tão mais duradouro quanto maior for a nossa capacidade de nos apropriarmos da responsabilidade e autenticidade nas escolhas que fazemos.

Como afirmou Ralph Marston, a qualidade da sua vida é um resultado direto das escolhas que você faz. E cada momento na sua vida é uma escolha. Então preste a atenção nas suas atitudes, pois são elas que moldarão, ativamente, o resto da sua vida.

Renata Castello Branco
Psicóloga Clínica, Fundadora da Excelência Consultoria RH e Facilitadora da Felicidade.
renatacastellob@excelenciaconsultoriarh.com

Colaboradores

Renata Castello Branco

renatacastellob@excelenciaconsultoriarh.com