07/03/2019 Desenvolvimento Humano
Conceitos relevantes na prática do Coaching Ontológico
Coaching pode ser definido como um processo de aprendizagem e transformação, que leva a expansão da consciência e à efetividade nas ações. A principal perspectiva que vai modificando neste processo, é a do ponto de vista do observador, constituído, principalmente, pelas experiências de vida e contextos experimentados pelas pessoas no decorrer de suas vidas, resultando nos modelos mentais. Alguns conceitos e questões relevantes para uma prática de coaching bem-sucedida são desenvolvidos abaixo.
Numa relação de coaching, partindo do pressuposto do foco ser a mudança do observador, conhecer sobre os modelos mentais do coachee e o que define a sua percepção de mundo é fundamental. Cada pessoa tem um sistema de crenças, valores, referências, que sustentam o seu ponto de vista e suas criações e interpretações de realidades, influenciando para a formulação de julgamentos, sendo que grande parte do que emerge destes modelos não são conscientes. Os julgamentos são fundados a partir das concepções de mundo produzidos em determinados espaços sociais/culturais a partir de consensos, mas também construídos a partir da singularidade de sentidos de cada pessoa no transcorrer da sua história pessoal, que é única no convívio com o seu meio cultural. Desta forma, o que é gerado em termos de opiniões, julgamentos e verdades, pode impulsionar ou limitar a ação do coachee. Dados e fatos objetivos contribuem de forma a fundamentar ou descartar julgamentos e inferências, auxiliando para revisar o que é limitante e para criar espaços para novas concepções de mundo, o que ocorre a partir de aprendizados.
A partir do que foi citado acima, conhecer o contexto do coachee é relevante. Um determinado texto (fala, comportamento, expressão) somente será comunicado e ouvido efetivamente a partir do entendimento do seu contexto. Uma fala, uma expressão, um conceito, comentado isoladamente pode ser totalmente distorcido comparativamente a sua intenção de comunicar. Então numa relação de coaching é necessário gerar contexto, o que significa facilitar a abertura para trocas e aprendizados. Saber quem é a pessoa, sua história, quais objetivos que a impulsionam a fazer coaching, de onde vem e para onde deseja ir, são aspectos fundamentais para iniciar o relacionamento coach x coachee. O coach/coachee necessita deste aquecimento gerando contexto de aproximação para desenvolver a relação coaching que implica confiança e confidencialidade. Da parte do coach é valoroso para aproximar-se das peculiaridades das expressões, das necessidades e do momento do coachee.
Assim, gerar contexto facilita abertura para trocas e para aprendizados, o que é essencial no processo de coaching. A aprendizagem, a partir da visão do observador em seu contexto, inclui a linguagem, a biologia e as práticas sociais. Os consensos em uma determinada comunidade definem distinções linguísticas para que uma ação seja reconhecida. O corpo e os neurônios também “aprendem” traçando caminhos neuromusculares que facilitam a ação na medida que as habilidades e competências são internalizadas. Como o ser humano vive em comunidades biolinguísticas, cria padrões de valorização em um determinado contexto/comunidade e define competências sobre domínios específicos. Dizer que ocorreu aprendizagem considerando este conceito, somente é possível se considerarmos a comunidade biolinguística e os padrões estabelecidos sobre domínios específicos, sendo que a partir de um olhar de avaliador/observador a pessoa é capaz de realizar algo que em momento anterior ela não era capaz de fazer.
O ponto de vista do observador, na perspectiva acima, é fundamental para definir as ações que efetivamente representam padrões valorizados para os aprendizados numa determinada comunidade, sendo que esta forma de ver é geradora de novas possibilidades, visto que não há uma realidade pronta para ser assimilada igualmente por todos. Assim, para que uma ação seja efetiva precisa alcançar os padrões de competências e domínios específicos, criados em um determinado contexto, produzindo a efetividade nas aprendizagens que por sua vez são sustentadas na linguagem, nas respostas corporais e na criação de padrões culturais. Vemos, assim, que não há como trabalhar com coaching sem incluir o processo de aprendizagem que conforme conceito definido e comentado, representa traduzir padrões valorizados em uma comunidade em ações efetivas.
Visando mudança e ações efetivas, o processo de aprendizagem no contexto de coaching, favorece para mover a pessoa de uma zona conhecida/zona de conforto, para uma zona de expansão ampliando a consciência e capacidade de agir, evitando a zona de medo, pois em circunstâncias ameaçadoras haverá defensividade e apego ao conhecido. Uma das principais aprendizagens em um processo de coaching é o da responsabilização. Neste processo a pessoa expande a consciência recolocando a sua forma de ver o mundo, saindo de uma posição com explicações reativas e tranquilizadoras sobre sua vida e experiências, onde a responsabilidade pelos fatos e acontecimentos ficam projetados fora de si, para uma posição onde se inclui como produtor dos acontecimentos, fazendo parte do problema e da solução, assumindo o poder para gerar novas possibilidades de ação, sendo assim, protagonista de sua vida. Para fazer esta transição o coachee necessita de ajuda do coach, para enfrentar suas resistências e defensividade, movendo-se para posições responsáveis.
Um conceito que complementa os anteriores é sobre “brecha de aprendizagem”, entendida como a expressão da possibilidade de mudança pelo coachee. A pessoa apresenta insatisfação em relação a uma determinada situação, algo que refere dificuldade por não saber fazer diferente, ou por se ver impedido por padrões e crenças internalizadas, mas ao mesmo tempo, há um desejo de sair desta situação e de fazer diferente, há a vontade de desenvolver outros jeitos para alcançar seus objetivos. Para isto o coachee necessita reconhecer o que não sabe, o que não tem, para alcançar o que deseja. Diante da expressão de insatisfação e de desejo de mudança é possível ajudar ao coachee para que se mova da sua zona de conforto para a zona de expansão, criando alternativas para as mudanças desejadas. Sem brecha não é possível desenvolver o processo de coaching, visto que a pessoa não traz pontos de inquietação e desejos de mudança.
Coaching é um processo de aprendizagem e de tomada de consciência. Neste processo com a ajuda do coach com suas habilidades técnicas e pessoais, o coachee vai internalizando a capacidade de encontrar em si as soluções e encaminhamentos necessários às questões da sua vida, ampliando a percepção de como se posiciona e como faz suas escolhas.
Quando o coachee assume o poder frente a vida, também terá maior consciência da sua liberdade, de quem é e de como é ter responsabilidade por seus atos e escolhas. Responsabilidade, aprendizagem são conceitos indissociáveis contribuindo efetivamento para ações efetivas e êxito nos processos de coaching.