30/08/2018
Nesta edição
A Origem da Consciência: Teoria Holoinformacional da Consciência - Francisco Di Biase
Tudo começou com a minha preocupação de tentar explicar Quem sou eu? O que eu estou fazendo aqui? Essas perguntas filosóficas que vão surgindo na cabeça da gente com o tempo, me fizeram começar essa busca.
Por que ecologia humana? - Carla Visi
Assim, elaboraram o conceito de Ecologia Humana para sustentar teoricamente os estudos de sociologia urbana, considerando a cidade como um "laboratório social". Então, a Ecologia Humana surge como um estudo científico das relações entre os homens e o meio ambiente, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais.
A importância das preliminares… - Micheli Cruz
O contato da humanidade com as mais ardentes obscenidades não é marca exclusiva do tempo atual. Beijos, abraços, toques, mãos, gostos e cheiros são os elementos que se sobressaem na excitação sexual preliminar. A história do sexo na sociedade brasileira também começa como carícias que antecedem uma relação sexual de sucesso.
Aprendendo a me curar de mim - Andréa Bispo
Chegar até aqui não foi fácil. Há quem diga que tenho sorte. Sempre digo: “Sorte nada! Merecimento!”, pois sempre enfrentei tudo de cara aberta, sorrindo aos ventos.
Arte de Viver leva ações de respiração, meditação e yoga para o sistema prisional. - Simaia Barreto
“a consciência, o amor, é um só. Algo que permeia todo o universo. Somos expressões dessa consciência, portanto, no final, somos todos iguais, uma única coisa. A ideia é trazer esse pertencimento para essas pessoas que, muitas vezes, não tiveram contato com o amor. É isso que elas descobrem no programa. Quando você ama algo, você quer proteger, cuidar, respeitar. (…)
Autoconhecimento: A chave do seu sucesso - Eduardo Almeida
A metodologia Ikigai soma estas duas visões, incluindo nela o conceito que o autoconhecimento liberta o potencial realizador humano, permitindo que possamos entender QUEM NOS TORNAMOS, QUEM DE FATO SOMOS e QUEM QUEREMOS SER, elementos que denominamos como as “três perguntas que libertam potencial”. Mas, atenção: autoconhecimento é diferente da tão popular "autoajuda”!
Barqueiros - Patricia Luce
Nesta série, procurei registrar, partindo de uma perspectiva estética que transita entre o documental e o pop art na fotografia, a participação masculina na festa presente na figura dos barqueiros.
Brotos e germinados são fontes potenciais e alternativas de proteínas e vitaminas - Nancy Oliveira
"Quem faz a escolha não se arrepende. Dentre os benefícios da alimentação viva, como também é conhecida esta prática, é possível eliminar compostos inibidores de enzimas; aumentar o número de enzimas digestivas e de lignanas, que são compostos
fitoquímicos similares ao estrogênio, com propriedades anticancerígenas..."
Casa da Mãe Cultura - Raimon Alves
No bairro do Rio Vermelho em Salvador/Ba, a casa é da mãe, da mãe Iemanjá que fica vigilante da sua morada, protegendo a todos que circulam pelo bairro e, especialmente, na Casa da Mãe Cultura. Bar, restaurante e casa de cultura, oferta shows musicais da melhor qualidade.
Casa de sossego Vó Tereza - Laís Nascimento
Atendimento a crianças e adolescente, prioritariamente, com paralisia cerebral em estado de carência material e social e acolhimento de idosos.
Coaching Sistêmico: Um caminho de conquistas através do SER - Leda Regis
A mecânica quântica é um sentimento, não deve ser imposta ou outorgada. Sentir-se enquadrado nas leis quânticas é o verdadeiro despertar. Tudo é energia, tudo emite frequência e todo estado real materializado é manipulado por uma consciência.
Educar para reconhecer e honrar nossas cicatrizes como parte de nossa História - Rosemary Ramos
As experiências pelas quais passamos constituem o nosso tecido emocional, deixando cicatrizes diversas. Algumas “físicas” outras “emocionais”, estas, subjetivas, permanecem “invisibilizadas”, quase impossíveis de identificar.
Fórum de Entidades Comunitárias possibilita transformações sociais - Vania Rocha
As alternativas sustentáveis podem acontecer a partir de modelos e experiências exitosas de tecnologias experimentadas por outras comunidades, como também por meio da criação de alternativas viáveis para aumentar a qualidade de vida pelos membros da comunidade.
Neurociência: Uma celebração à curiosidade - Miguel Dourado
Por hora, posso adiantar que a mielinização e a poda sináptica estão envolvidas na explicação que, a partir do conceito de plasticidade cerebral, desfaz a contradição, mas, sem dúvida, a coisa mais importante é saber que o nosso cérebro não nasce pronto e acabado, como sugere o senso comum. Ele vai se desenvolvendo ao longo dos anos e aprendendo a ser o que é a partir de algo que podemos, neste momento, chamar de identidade cerebral.
O mundo é dos despertos - Jean Savedra
A mecânica quântica é um sentimento, não deve ser imposta ou outorgada. Sentir-se enquadrado nas leis quânticas é o verdadeiro despertar. Tudo é energia, tudo emite frequência e todo estado real materializado é manipulado por uma consciência.
O que vamos organizar hoje? Gavetas!!! - Tais Reis
As gavetas nos trazem também a possibilidade de fazer desaparecer instantaneamente a bagunça nela depositada, pois como em um passe de mágica ela vai se fechando e eclipsando tudo que está fora do lugar e que não queremos que seja visto. Por isso mesmo, não raro, esse é o último território a ser domado pela organização, e esse é o ponto que vamos abordar neste número.
O tempo e a sustentabilidade da construção - João Dias
"há algum tempo que o ser humano encontrou uma opção válida para este problema: a madeira. É um dos materiais de construção mais antigos, sendo prova disso os templos budistas dos séculos VII e VIII no Japão e na China... não é por acaso."
O trabalho - Sandra Rêgo
É certo que o trabalho pode ser fonte de prazer ou sofrimento. Qual dessas lentes você usa? Se o trabalho é fonte de prazer, aprendemos com a convivência com outras pessoas, com as diferenças, fortalecemos a nossa autoestima, a satisfação pessoal e nos sentimos realizados profissionalmente.
Organização global premia escola comunitária no bairro do Uruguai com o título de Escola Transformadora - Simaia Barreto
Você sabia que Salvador abriga a única escola comunitária considerada transformadora no mundo? Na nossa seção sobre terceiro setor vamos apresentar o trabalho da Escola Comunitária e transformadora Luiza Mahin, que fica no bairro do Uruguai e nasceu da iniciativa da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia.
Propósito: A base de um negócio transformador - Kiko Kislansky
Mas o que aquelas empresas têm de tão especial? Definitivamente, o que todos os negócios transformadores, que deixam o mundo melhor através da sua existência, têm em comum é um forte senso de propósito. Estes negócios têm uma visão clara do mundo que desejam ajudar a construir e estão absolutamente conectados com uma razão de ser além do lucro.
Quem mora dentro de nós? - Conça Cedraz
O cotidiano tende a nos engolir, nos levando para longe de nós mesmos, restando pouco tempo para nos conhecermos e, sem
saber realmente quem somos, como traçar caminhos por onde queiramos e possamos caminhar?
Quero falar delas - Laís Nascimento
Assim, como quem quer apenas garantir o direito à vida e à morte, em um ato de coragem e fé, surgiu a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Ao observá-las fortes, alegres, serenas e vestidas primorosamente para o último dia de festa, pude sentir a intimidade e cumplicidade de quem compartilham segredos, lutas e conquistas.
Um caminho para mudanças sustentáveis - Marcelo Reis
O planejamento serve justamente para identificar ações necessárias ao atingimento de um objetivo, de forma a aumentar a racionalidade e eficácia do processo.
Um sonho de vida pode ser a vida dos sonhos - José Alves
Ao buscar um sentido, um caminho pra realizar seus sonhos, você começará a trilhar novos rumos e, assim, terá motivos para acordar todas as manhãs, energia para entender e administrar as adversidades e a certeza de estar em busca de algo verdadeiro e com significado.
Você pode mais: Estratégias para uma vida extraordinária - Neylon Barboza
O vento no rosto me devolveu o prazer de voar, os novos ares me devolveram a alegria de viver. Assim, descobri que é possível viver uma vida extraordinária a partir de duas atitudes muito simples: a gratidão e o ato de fé. A gratidão me inspira a agradecer pelo que tenho e a não reclamar pelo que não tenho.
XIII Seminário Intenacional sobre Consciência e Autoconhecimento - Amanda Reis
13º Simpósio Internacional sobre Consciência e Autoconhecimento: Nada Ocorre, promovido pela Fundação Ocidemnte e pelo Instituto Superior de Educação Ocidemnte (ISEO), nos dias 14 e 15 de setembro, em Salvador - Bahia.