Publicidade
12/10/2018 Alimentação

Brotos e germinados são fontes potenciais e alternativas de proteínas e vitaminas

Já pensou reunir em um só prato alimentos que são econômicos, saudáveis e frescos? A alimentação com base na germinação de sementes e brotos agrega todas essas vantagens, nos possibilitando uma vida longa e cheia de saúde.  Embora ainda não tenha espaço na mídia suficiente que garanta o modismo a este tipo de refeição, os chineses já praticam com regularidade a ingestão destes  alimentos desde o ano 3000.a.C., promovendo, inclusive, curas.

Quem faz a escolha, não se arrepende. Dentre os benefícios da alimentação viva, como também é conhecida esta prática, é possível eliminar compostos inibidores de enzimas; aumentar o número de enzimas digestivas e de lignanas, que são compostos fitoquímicos similares ao estrogênio, com propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon; além de melhorar a qualidade do sono e a pressão arterial, entre outras propriedades.

Proteínas, vitaminas A, do complexo B, C, D e E, enzimas, ferro, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, microelementos como zinco e cromo, aminoácidos, e ácidos graxos essenciais; todas essas substâncias estão contidas no prato de quem é adepto do crudivorismo – outra definição para a opção. Quando as sementes germinam, uma incrível quantidade de energia vital é liberada e o consumidor passa a ter acesso a uma grande fonte de nutrientes. Saber aproveitar o incomparável poder nutricional e a energia viva dos brotos colocará você no caminho certo para uma vida longa e cheia de saúde.

Os pães produzidos pelos essênios tem se popularizado pela ausência de farinha branca e fermento no seu preparo. Os pães são feitos com grãos germinados, tonando-se ideais para o consumo, pois são naturalmente doces, justamente porque quando o trigo ou outro grão é germinado, o amido dos grãos se transformam em açúcares. Tanto durante o período da Primeira Guerra Mundial, quanto em uma grave crise de escassez de alimentos na Índia, na década de 1940, e ainda na Segunda Guerra, os brotos e sementes foram importantes fontes alternativas de proteínas e vitaminas, capazes de nutrir batalhões.

Dominar a arte da germinação de sementes e o cultivo caseiro de germinados e brotos é o segredo da pratica da Culinária Viva cotidiana. Inicialmente germinar sementes pode parecer uma atividade complicada, mas, com tempo,  esta se incorpora a rotina e a duração da tarefa se torna irrelevante. Acredite: é mais simples do que parece!

Concluo que ao incluir  os germinados e brotos no nosso dia a dia iremos perceber a mudança tanto no corpo físico , emocional e espiritual. Convido você caro leitor a fazer uma experiência de uma semana incluindo germinados e brotos nas saladas e suco verde e depois escreva para a Estimuladamente contando sua experiência.

Receitas

Almondegas de couve flor

INGREDIENTES

 1/2 xicara de nozes demolhadas

  • 1 xicara de floretes de couve flor
  • 1 dente de alho pequeno
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1/4 de xicara de amêndoas
  • Sal e pimenta a gosto

PREPARO 

Comece pelas nozes. Lave rapidamente e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com agua filtrada e deixe descansar por 30 minutos.
Escorra as nozes e deixe na peneira por uns 5 minutos.
Depois disto coloque as nozes no processador. Acrescente o alho e triture um pouco apenas para misturar. Acrescente então a couve-flor (use somente as flores da couve-flor), o sal e a pimenta, 1 colher de sopa de salsa e 1 colher de sopa de cebolinha, e triture até obter uma mistura homogênea.

Colaboradores

Nancy Oliveira

oficial.casa.aberta@gmail.com