09/11/2018 Minha Onda
Minha mudança começa por mim
Na primeira história desta coluna, vou relatar o caso de uma pessoa que conheço muito bem, e que mostra que uma mudança de vida não precisa, necessariamente, ser um processo disruptivo, onde você precisa abandonar tudo que viveu para buscar uma nova vida. Algumas vezes, esse processo não envolve mudança de casa, cidade, trabalho, mas sim uma transformação interna, na maneira como você passa a enxergar a realidade, na percepção sutil das suas experiências e com a criação da consciência de que você é o responsável por tudo que acontece na sua vida e, portanto, é quem decide como vai vivê-la.
Foi essa a mudança que aconteceu na minha vida e é sobre ela que vou contar aqui.
Como para a maioria das pessoas, minha vida era existir de segunda a sexta e aproveitar o fim de semana pra viver. Encarava os problemas diários como algo normal e tentava resolvê-los da melhor maneira possível. “Matar um leão por dia”, “a vida é uma batalha”, “sucesso só vem com muito esforço”, “a vida é dura”, essas crenças faziam parte da minha vida e eu cresci achando que não existiria vida fora desse contexto.
Certa vez, comecei a questionar essas verdades, pois como costumo dizer: tudo aquilo que não se acomoda cria um incomodo, e foi esse sentimento que me levou a busca de um novo significado pra minha trajetória.
O primeiro passo pra mudança foi entender que ela teria que começar por mim. Eu queria que as coisas fossem diferentes, que as pessoas mudassem e, de repente, eu mudei e percebi que nada mais precisava mudar. E assim acontece até hoje: a nossa vida é uma constante mudança e é essa capacidade de adaptação que nos dá condições de estarmos sempre atualizados e prontos pra desfrutar a vida, em toda sua plenitude.
– E agora eu pergunto pra você: o que pode ser mudado em sua vida que só depende de você e que, ao mudar, sua vida ganhará outro sentido? Te convido a refletir, se ouvir, aquietar a mente e perceber que pequenos ajustes podem ser responsáveis por grandes transformações em nossas histórias.