Publicidade
24/12/2020 Alimentação

Comida de Festa

Foto: Istock

Estamos acostumados que comida de festa esteja baseada em excessos, de quantidade, açúcar, sal e gorduras. A perspectiva de passar um fim de ano mais tranquilo e resguardado nestes tempos de pandemia pode trazer a oportunidade de mudarmos estes conceitos, sem deixar de celebrar. Celebrando a vida! Comer bem e despertar no dia seguinte sentindo-se bem, com disposição física e mental, além de fazer diferença em nós, emana energia positiva para nosso entorno e, consequentemente, traz boas vibrações.

Geralmente desejamos, pedir de fora para dentro o que queremos mudar. Mas a mudança mais profunda começa de dentro para fora, é urgente, e está em nossas mãos. Já ficamos muito tempo deixando as coisas pra começar na próxima segunda ou no ano que vem. Nesta pandemia, estamos falando de medicamentos, vacinas, e ainda deixando de lado que o que faz a diferença é o nosso sistema imunológico, que depende de nossos pensamentos, nossas atitudes, atividade física e alimentação. Está tudo conectado e permanentemente inter cambiando energia.  A saúde do planeta depende da nossa saúde.  E vice versa.

Então, que tal esta oportunidade de pausa, de diminuir o ritmo, de estar com os mais íntimos, e propor uma celebração de início de ano mais saudável? Caso nem todos queiram aderir à ideia de mudar, uma opção é contribuir com a diferença, e dar oportunidade àqueles que tenham curiosidade em experimentar novos sabores e sensações.

Nossas comidas de festas de fim de ano costumam ser uma imitação das comidas européias, onde estão em pleno inverno, com comidas pesadas e calóricas para enfrentar a neve e frio intenso. Proponho descolonizar nossa alimentação e criar um cardápio de acordo com a estação, fresca, colorida, leve e saborosa, que podemos comer e beber à vontade sem peso na consciência. E trago aqui sugestões, a maior parte bem práticas:

Entradas:

Mini-tapiocas: a goma de tapioca tradicional, pura, pode ser incrementada com sementinhas como gergelim e coco; colorida com sumo de folhas verdes, com polpa de açaí (tapioca rosa), com farinha de milho ou cúrcuma (amarela), ou como sua criatividade sugerir.  O preparo é igual a tapioca usual, mas o que seria uma tapioca podem ser três ou quatro. Recheios? O que desejar, doce ou salgado, vegetariano ou não, evitando que sejam muito úmidos para evitar que a tapioca se desmanche. Se for usar tomates, melhor deixar em um escorredor antes, para drenar um pouco da água.

Petiscos vegetais: abobrinha bem tenra, pepino, aipo, chuchu, e até mesmo frutas. Crus, cortados em palitos, para passar em molhinhos especiais.

Espetinhos de vegetais grelhados: abobrinha, abóbora, tomate, beringela, cebola, assados na brasa ou no forno, com molhinhos especiais.

Caroço de jaca cozido com sal: cozinhe os caroços da jaca madura com ou sem sal. Sirva como petisco, temperado ou puro.

Castanhas, nozes ou coco assado em pedacinhos para petiscar.

Molhinhos especiais:

Molho de pimenta: assamos as pimentas no forno ou na frigideira, até que fiquem molinhas. Liquidificamos com meia parte de água e meia de vinagre de maçã, pitadinha de sal, algo para adoçar se desejar (fruta ou adoçante natural).

Molho de gergelim: tahine (creme de gergelim), água até ficar cremoso, suco de limão e sal a gosto.

Maionese de abacate: abacate, temperos à gosto, suco de limão e água, se necessário, para dar o ponto de maionese. Bater tudo no liquidificador.

Coalhada cremosa: deixe o leite fermentar naturalmente, passe por um pano, secando até o ponto desejado. Tempere à gosto.

Molho agridoce de manga: bata a manga sem pele com suco de limão ou maracujá, sal e temperos como cebolinha, salsinha, coentro, etc.

Mostarda caseira: deixe os grãos de mostarda de molho em uma mistura de 50% de vinagre e 50% de água.  Após 24h, bata no liquidificador, acrescentando sal e temperos à vontade. Se desejar uma mostarda adocicada, acrescente mel ou um pouquinho de chá de folhas de stevia.

“Chutneys” de fruta da estação: cozinhe a fruta madura com suco de limão, sal e temperos como canela, gengibre, cardamomo, cravo, semente de coentro, pimenta, noz moscada, cominho, anis estrelado, cúrcuma…

Prato principal: saladas variadas, consistentes, incrementadas e coloridas. Rúcula com manga; abobrinha, tomate, manjericão e azeitonas; feijão cozido com tomate, cebola e coentro ou salsinha; mandioca picadinha com cheiro verde e ovo cozido; banana com cheiro verde; grão de bico cozido com tomate e hortelã, salada de lentilhas; salada de arroz colorido com cúrcuma ou beterraba…

Sobremesas:

Docinhos de frutas secas: escolha as frutas secas de sua preferência (banana, jaca, abacaxi, manga, tâmara, figo, etc.) e frutos oleaginosos (castanhas, nozes, coco, etc.). Triture por separado em liquidificador, processador ou pilão, Misture 2-3 partes de frutas doces para 1 parte de frutos oleaginosos, até formar uma massinha. Se desejar, tempere com canela, cardamomo. gengibre, etc. Faça bolinhas como brigadeiro.

Brigadeiro de banana: amasse bananas nanicas bem maduras e leve ao fogo com cacau em pó, até dar ponto de brigadeiro. Enrole como brigadeiro.

Sorvetes de frutas: congele frutas cremosas e bem doces como banana, jaca ou manga, descascadas e descaroçadas. Tire as frutas do congelador 5 minutos antes e bata no liquidificador ou processador puro ou com outra fruta. Se precisar, use algum líquido para começar a bater. Banana: com coco; com castanha do Brasil; com maracujá; com suco de uva; com morango; com iogurte; com cacau. Manga: com iogurte; com gengibre; com maracujá; com coco. Jaca: pura, ou com alguma castanha.

Torta de sorvete: prepare a massa dos docinhos de frutas secas de sua preferência. Unte um prato de torta com óleo de coco. Abra a massa dos docinhos como se fosse massa de torta. Coloque o recheio do sorvete de frutas que você desejar. Polvilhe alguma castanha ou coco ralado por cima. Leve ao congelador e retire 5 minutos antes de servir.

Bebidas sem álcool: sucos tutti frutti com frutas da estação; manga com iogurte e gengibre ou cardamomo; maracujá, banana e leite de coco; kefir ou kombuchas aromatizados com frutas.

Alimento é vida, vida é alegria, vida é amor, vida é sabor, vida é cor, vida é criação. Um delicioso solstício e virada de ano gregoriano a todos e todas nós!

Luciana Guidoux Kalil
lunaca@mailoo.org

Colaboradores

Luciana Guidoux

lunaca@mailoo.org