21/05/2019 Especial
A melhor forma de cultivar amizades!
Não sei se faz sentido para você, mas eu vejo todos os dias muitos problemas acontecerem por uma questão de comunicação.
Não é que, de fato, não existam coisas que sejam potencialmente ruins. É que de alguma forma a dificuldade de se comunicar de forma assertiva parece estar na base de muitas dificuldades enfrentadas pelo ser humano nas mais variadas dimensões da sua vida.
E não são poucos os cursos, formações e treinamentos que nos convidam a melhorar esta dimensão. A questão é que a maior parte trata a comunicação como se fosse uma técnica. E eu preciso te dizer que isso é uma grande mentira.
Se comunicação fosse uma técnica, muitos dos problemas enfrentados pela maior parte das pessoas se resolveriam em um intervalo de tempo muito curto.
Não são em grande número as estratégias e técnicas de comunicação e, além disso, pouco se inovou desde a época dos gregos até os dias atuais.
O que parece novo muitas vezes é o velho do passado em outra indumentária.
A verdade é que para que nós possamos nos comunicar melhor, assim como para todas as coisas da vida, é importante desenvolvermos estados de alta performance.
Veja: o que acontece quando, por exemplo, nos aproximamos de um amigo para ter uma conversa difícil, com a intenção genuína de ajudar, mesmo quando não estamos bem?
A conversa começa e muitas vezes aquilo que existia com o foco em ajudar o outro se transforma em um desentendimento, às vezes até em uma briga.
Por outro lado, quando estamos bem, às vezes não temos nem ideia de por onde vamos começar, só que a conversa flui e tudo parece ocorrer da forma como deveria, por que o nosso estado, a nossa fisiologia, está nos ajudando.
Por isso eu costumo dizer, nas formações e nos processos de Coaching que desenvolvo, que é uma grande mentira dizer que comunicação é uma técnica.
Comunicação essencialmente é conexão e isso tem relação com a forma como estamos no momento em que nos pomos a falar com as pessoas que estão à nossa volta.
Pensando nisso eu quero te dar três dicas para que você possa construir e manter estados de alta performance que lhe entreguem mais recursos quando estiver se comunicando com absolutamente qualquer pessoa.
A primeira dica é “aprenda a comandar o seu diálogo interno.”
Quando estamos nos comunicando com alguém estamos também nos comunicando conosco. Quase sempre enquanto o outro fala estamos processando e interpretando tudo que está sendo dito. A questão é que muitas vezes interpretamos as coisas de uma forma negativa. Esta interpretação negativa muitas vezes prejudica a nossa performance quando queremos comunicar algo.
Por exemplo, imagine que você está em uma reunião na sua empresa e você tem que apresentar um projeto para o seu chefe. Você começa a reunião e na sua primeira frase ele te interrompe e pede que você seja breve por que ele tem uma manhã cheia e precisa otimizar o tempo.
Naquele momento você pode entrar em diálogo interno e dizer para você mesmo que está tudo perdido, que ele não tem interesse ou até mesmo que não te valoriza como colaborador. O fato é que este diálogo interno vai lhe tirar escolhas, e vai lhe colocar em estado de baixa performance, situação que dificilmente lhe entregará recursos para alcançar o seu objetivo.
- Tudo que esperamos tende a acontecer.
Por outro lado, se você diz a você mesmo, que agora tem uma excelente oportunidade de demonstrar para ele como aprovar um projeto em minutos, isto lhe entrega recursos. Se pensa que realmente ele pode estar com pressa e que ainda assim se dispôs a lhe ouvir de alguma forma, você começa a perceber que tudo que você falar é absolutamente importante, por que você é importante e isso te dá poder.
Por isso, é muito importante que você sempre pense positivo, não importa o contexto, não importa o momento, como dizemos em PNL, alucine positivamente porque isso te entregará mais escolhas. Afinal, tudo é uma alucinação, porque nós nunca sabemos o que se passa na cabeça de alguém, a menos que esta pessoa nos diga, supondo que nos diga a verdade.
A segunda dica é “se conecte verdadeiramente com as pessoas”.
A grande maioria das vezes nós queremos aplicar esta ou aquela técnica e nos esquecemos daquilo que é fundamento, a conexão.
O ser humano possui uma capacidade incrível de se conectar e isso talvez seja o grande diferencial da nossa espécie, que garantiu a nossa sobrevivência até os dias atuais.
A conexão é responsável por parte determinante do sucesso na comunicação. Através dela conseguimos ver, ouvir e sentir o outro e isso nos permite escolher os melhores caminhos para realizar aquilo que julgamos ser importante.
É como uma mãe que consegue apenas a partir da conexão saber exatamente o que está acontecendo com seu bebê em cada momento, conseguindo atuar no sentido de prover o que é necessário para a sua existência.
Quando nos conectamos desenvolvemos a habilidade de entender o outro na essência e isso naturalmente faz com que saibamos a melhor forma de nos comunicar com ele.
Isso significa abrir mão de querer vencer uma pessoa e se permitir vencer com ela, isto é, descobrir como o seu desejo pode beneficiá-la e, através disso, conseguir comunicar-se com a sua essência. É possível que aprendamos a realizar coisas incríveis junto com o outro.
Ao fazer isso, percebemos que a comunicação tem relação mais com conexão do que com argumentação. Talvez quanto mais tentemos argumentar, menos conseguimos o que desejamos. Ao invés, quanto mais nos conectamos mais nos aproximamos de nossas metas e objetivos.
A terceira dica é “seja ético”.
Quando as pessoas me perguntam sobre ética eu sempre falo do imperativo de Kant. Para saber se uma cosia é ética ou não se pergunte: o mundo estaria melhor se todas as pessoas neste exato momento estivessem fazendo o mesmo que eu? Se a resposta não for sim, então não é ético esse comportamento!
O ponto é que ética não é uma questão só de moral. Está comprovado que pessoas éticas, e percebidas assim, possuem maior capacidade de influenciar porque as pessoas dão crédito ao que elas falam.
Sem dúvida o sustentáculo de todos os processos no mundo é a confiança. Sem ela mercados ruem, relacionamentos acabam e pessoas se afastam.
Comportar-se de forma ética desperta confiança, elemento fundamental em todos os processos de comunicação. Afinal, muitas vezes, nem nos dispomos a ouvir uma pessoa que não confiamos.
Por isso, para a PNL ética é um padrão de excelência na comunicação.
Como disse nas linhas acima, não se trata de uma técnica, comunicação é mais um estado, uma fisiologia que te entrega mais recursos para conseguir o que deseja, de forma ética.
Por isso, convido o leitor a olhar a comunicação por outro viés, mais humano, menos técnico.
Esta é a melhor forma de se desenvolver enquanto um comunicador de alta performance, que lhe garantirá desvendar o caminho para a concretização da velha, porém atual pergunta: como fazer amigos e influenciar pessoas?