Publicidade
09/05/2019 Mindfulness

Respire não Pire: Simplesmente Mindful

Como você se sente quando vivencia uma experiência direta desagradável? Como seu corpo ou seus pensamentos se comportam quando confrontado com situações estressantes? Quais são as emoções desconfortáveis que você vivencia na sua rotina diária? Ou como lida com pessoas ou situações desafiadoras no seu cotidiano?

Teoricamente, talvez você já tenha adquirido bastante conhecimento que pode ajudá-lo a dissolver algumas destas questões, porém o conhecimento teórico é uma base fundamental e valiosa, mas não é o mesmo que uma habilidade incorporada na vida cotidiana. E é exatamente por isto que o tema deste artigo é um convite para “simplesmente respirar Mindful” ou “consciente”, como uma habilidade incorporada através de um exercício integrado ao seu dia a dia.

No artigo anterior compreendemos que Mindfulness consiste no estado de presença, da autoregulação emocional e atencional, que são práticas transformadoras para a equanimidade cotidiana. Ampliando este conceito de Mindfulness, quero convidar você a vivenciar comigo uma prática simples e reveladora a partir de sua própria experiência, consciência, permissão e curiosidade. Então, vamos praticar?

Prática do Parar – Uma Pausa para Respirar

Parar – Sintonize com sua respiração no fluxo natural em que ela acontece! Agora promova uma profunda respiração diafragmática e lenta, você pode fazer isto até mais de uma vez. Poderá relaxar sutilmente seu corpo no local que o ampara agora, feche os olhos se desejar, sugiro que faça isso se o lugar em que estiver presente for seguro e lhe permitir. Atentar – Talvez possa concentrar-se em algum acontecimento cotidiano difícil (mas não tão doloroso), que costuma deixar você em desconforto emocional. Entre em contato com essa emoção! Perceba onde você sente esta emoção, qual parte do corpo? Respirar – Continue respirando naturalmente e enviando este fluxo natural de energia para o lugar onde sente a emoção! Como está sendo esta experiência para você e qual o reflexo dela no seu corpo? Ampliar – Pratique mais algumas respirações profundas, nasal e diafragmática! Continue contemplando como sua mente e seu corpo se comportam neste instante! E sua respiração, alguma modificação natural? Responder – Talvez agora esteja respirando mais lenta e suavemente e sinta-se mais calmo e consciente! Lembre-se que a respiração é um antídoto natural e vital do nosso próprio corpo para a autorregulação, promoção de saúde e bem-estar!

Esta técnica objetiva nos treinar para lidar com situações desafiadoras, nos habilitando para agirmos de forma consciente e não reativa ou compulsivamente quando confrontados com situações cotidianas desagradáveis. Ela nos ajuda a encontrar um espaço de tempo entre o estímulo e a resposta. Com um treinamento continuado é possível termos respostas diferentes e mais conscientes. Talvez você se/me pergunte qual a lógica de “reviver mental e fisicamente uma experiência desagradável” mesmo quando ela não seja sua experiência aqui e agora! A resposta tem a ver com uma habilidade adquirida ou aptidão para uma nova consciência mental e comportamental quando confrontados numa experiência direta cotidiana. Parece fazer sentido para você? Um treinamento que pode levá-lo a ter maior destreza em suas relações interpessoais e obter melhores resultados parece-lhe positivo? E se eu lhe dissesse que é possível inicia-lo agora de forma amorosa e compassiva? Se você se permitir conduzir, lhe ofereço uma sessão gratuita para viver esta experiência com a minha facilitação profissional. Você pode me enviar um e-mail agora e lhe responderei com amor e atenção plena!

Colaboradores

Anna Almeida

terapiaholisticasintegrativas@gmail.com