Publicidade
12/08/2020 Mindfulness

Espiral do Sofrimento – O que o Mindfulness nos convida a fazer?

Nos artigos anteriores falamos muito sobre os benefícios das práticas do Mindfulness, muito conhecida mundialmente como uma técnica de meditação formal e informal acessível a todos.

Para mim, porém, o Mindfulness é um novo estilo de vida. Uma ferramenta de autoconhecimento que, quando incorporada no cotidiano, nos traz benefícios de saúde física, mental e emocional.

O que significa mesmo Mindfulness? É um estado mental, caracterizado pela autorregulação emocional com abertura e curiosidade às experiências que enfrentamos, sem críticas ou julgamentos. Em outras palavras podemos dizer que é um novo jeito de ser, de viver e de melhorar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

O que você acha de viver Mindfulness?

Por outro lado, quando falamos na Espiral do Sofrimento, estamos falando de todo sentimento, emoções e REAÇÕES EXTRAS que criamos além da experiência direta, ou seja, criando uma nova EXPERIÊNCIA SECUNDÁRIA, numa proporção ainda maior do que a situação inicial desagradável. Começamos a agregar camadas e camadas de sofrimento, cada novo sentimento, cada nova emoção e reação, entrando numa espiral de sofrimento.

Então você deixa de se dar conta: Qual foi mesmo o fato inicial?
A experiência direta é o fato em si mesmo, no momento presente à situação desagradável ancorada na consciência e não à deriva dos nossos pensamentos e emoções. Essa consciência em Mindfulness nos ensina que nós não somos nossos pensamentos e assim como nuvens eles vem e vão, e que nossos pensamentos não são verdades. São apenas interpretações sensoriais que damos ao que chamamos de “Realidade”.

Ancorados em Mindfulness conseguimos perceber que essa consciência nos liberta da realidade distorcida que criamos e nos permite agir como observadores dos nossos pensamentos e, de como nos tornamos melhores quando os gerenciamos. Me permita citar um exemplo claro da Espiral do Sofrimento e do Mindfulness na prática:

Imagine agora você no trânsito, VOCÊ como um (a) condutor (a) responsável que pratica a direção defensiva e, de repente alguém entra à sua frente violentamente sem pedir licença e vai embora em alta velocidade a se perder de suas vistas. Como você reagiria ou reage a esta situação inesperada e desagradável? Algumas pessoas talvez gritassem ou xingassem, ou simplesmente apertassem suas buzinas repetidamente, ainda outras talvez até entrassem numa perseguição de trânsito para alcançar o outro (a) condutor (a) e lhes dizer algumas prosas, reações estas que só aumentaria sua ira, raiva, tensões e taquicardia, lhe diminuindo a respiração e a mente consciente. Já presenciou esta cena desagradável com você ou com outros condutores? (Gostaria de me compartilhar?). Este cenário chamamos de Espiral do Sofrimento: dor, raiva, angústia, tensão, xingamentos, etc, etc, etc. Este condutor (a) está inundado (a) de cortisol, o hormônio do estresse.

O que o Mindfulness nos CONVIDA a fazer NA PRÁTICA nesta cena? Tal como uma situação inesperada (acontecimentos circunstanciais desagradáveis) nos sentimos estressados e reagimos (mecanismo autônomo de defesa), em níveis conscientes e equilibrados de autoproteção. A prática do Mindfulness nesta cena ilustrativa nos convida a autorregulação emocional (um novo jeito de ser ou estilo de vida, lembra?). Experiência direta ou primária: O que aconteceu aqui? Então, pare o carro em local seguro e faça algumas respirações diafragmáticas conscientes; inspire, expire, inspire, expire, inspire, expire. Solte o ar pela boca completamente. Perceba que tudo está bem e seguro com você agora, AGRADEÇA AO VALOR DA VIDA! Se tiver que ligar para alguém e informar que chegará atrasado (a) ligue agora e informe. Esta atitude consciente vai te libertar da “necessidade” de chegar imediatamente a algum lugar. Pratique outras respirações, e perceberá que cada vez mais estará tranquilo (a) e calmo (a), mesmo que pensamentos inquietantes insistam em passar pela sua mente, lembre-se; você não é seus pensamentos!

Parabéns! Você acaba de praticar a autorregulação emocional em Mindfulness (meditação formal e informal consciente). Se me permite mais algumas sugestões práticas; coloque uma boa música que te promove bem-estar e em volume agradável, ligue o carro e siga em frente com curiosidade e abertura nesta extraordinária experiência da vida humana. Viver Mindfulness é Um Novo Estilo de Vida! Vivamos Mindfulness!

Ana Almeida
Terapeuta do Bem-Estar
egregoraterapeutica@gmail.com

Colaboradores

Anna Almeida

terapiaholisticasintegrativas@gmail.com