08/01/2021 Organização Vibracional
Os Alimentos
O tempo é um dos indícios mais evidentes que validam a nossa existência. É ele, que, dividido em minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas nos convoca a adotar resoluções, a ter um planejamento e incentiva que projetemos ações para o depois…
Ele, o tempo, é a força que norteia grande parte das nossas escolhas, e apesar de tão importante, ele é relativamente pouco enaltecido. Mas sempre lembramos quando não o temos, quando ele escorre através dos dedos e se vai sem ser notado.
Qual seria a relação do tempo com a organização vibracional? Diria que são intimamente ligados. A organização otimiza o nosso tempo à medida que setorizando os inúmeros objetos que acumulamos ao longo da nossa existência, colocando tudo em seu devido lugar. Ao incluir a dimensão vibracional à organização passamos a um novo patamar, o que nos remete a observação atenta para a implantação e manutenção de uma egrégora agradável na casa. A organização vibracional amplia o nosso olhar para detalhes que não observávamos, muito por conta de uma rotina de obrigações e compromissos excessivos.
E eis que voltamos ao assunto tempo.
Então vemos que a contribuição dele para o tema dessa edição é fundamental, pois vamos falar de alimento.
Nesse ponto convoco uma reflexão:
Qual foi a última vez que você saboreou uma refeição? Que degustou o seu vinho preferido com paciência? Quando comeu aquela sobremesa deliciosa, se demorando em sentir cada sabor da sua composição?
Vamos um pouco mais adiante:
Quando você preparou seu alimento com calma, atenção plena e presença?
Se você é uma das pessoas que conseguiu responder a algum desses questionamentos com segurança e firmeza, parabéns. Você conseguiu fazer o que muitos de nós desejamos, pois atualmente formamos um exército de pessoas que preparam alimento em série.
Escolhemos um dia da semana para cozinha em quantidade e depois congelar por tanto tempo for possível. O limite é a quantidade de potes para acondicionamento, e também o tamanho do congelador.
Mas, e o tempo? Como ele está passando para você?
Chegada as festas de final de ano, apesar do cenário atual, alguns devem se reunir para os festejos. Os encontros, em sua maioria, se dão em volta da mesa, em momentos de confraternizar, sempre acompanhado de alimentos.
As festas de épocas mais remotas eram motivadas pela celebração da colheita, dada a importância de comemorar o fato de termos o alimento para nos saciar.
É esse sentimento que pretendemos reacender quando falamos da importância de tratarmos o alimento em as suas fases com respeito, alegria, agradecimento e amor.
Adquirir o alimento, prepará-lo com prazer e degusta-lo com paciência é um ciclo harmonioso que eleva a vibração do nosso lar. Quem resiste ao sentir o aroma de um bolo sendo assado no forno?
Algumas ações que relacionam o papel do alimento na organização vibracional do nosso lar são relativamente simples e podem ser adotados por todos, mas necessitam de tempo e dedicação para implementar e mantê-las de forma perene, são elas:
- Sempre manter em casa uma fruteira com frutas frescas da estação.
- Evitar o desperdício. Quando as frutas e verduras estiverem muito maduras ou ‘passadas’, procure aproveita-las utilizando-as em receitas criativas. Se não for possível, alimente os pássaros ou faça uma composteira doméstica.
- Mantenha a despensa sempre limpa e organizada, os alimentos comprados mais recentemente devem ser colocados atrás dos que já se encontram na despensa.
- Se você utiliza os grãos e alimentos secos em potes, lembre-se de recortar a data da validade da embalagem original e colar no fundo do pote, utilizando uma fita adesiva.
- Mantenha a geladeira arrumada e organizada, sempre observe a data de validade dos alimentos, dando preferência ao consumo dos que tem sua data de validade mais próxima.
- Sempre que tiver um dia desafiador, faça uma receita que te lembre momentos felizes na sua infância.
- Convide a família para a cozinha. Filhos, esposa, marido, sobrinhos, avós. São momentos como estes que constroem memórias incríveis.
Reserve um tempo para se divertir preparando suas refeições e saborear os alimentos com a reverência que eles merecem. O alimento é vida e a vida fluindo em sua casa eleva a vibração do seu lar.
Tais Reis
Terapeuta
taisreis.tr@gmail.com