Publicidade
08/01/2021 Ciência & Espiritualidade

Mente Quântica – Fundamentos Neurocientíficos

Pela primeira vez na história humana temos condições científicas para entender a natureza da consciência, e sua relação com as práticas de educação saúde, e espiritualidade.
É a consciência um fenômeno emergente dos processos cerebrais, ou é o cérebro que é um fenômeno emergente da consciência?

Como pode a consciência surgir no universo?

Desde o século XVII, a questão da consciência foi sendo progressivamente relegada a um plano secundário. Graças às modernas pesquisas realizadas no campo das Neurociências, Física Quântico-Holográfica, Teoria da Informação Quântica, Teorias da Auto-organização, Psicologia Transpessoal, Inteligência Artificial e Filosofia da Mente, a consciência tornou-se na atualidade o principal tema de estudo e discussão da ciência.

A consciência não é um problema científico qualquer, mas uma questão que nos interessa muito de perto, pois é a nossa própria consciência que queremos entender. A compreensão de sua natureza pode nos conduzir a uma nova visão de nós mesmos, e de nosso lugar no universo.

Desenvolvemos um novo modelo acerca da natureza da consciência, a Teoria Holinformacional da Consciência, fundamentado em recentes conquistas das Neurociências e da Física Quântico-Holográfica, que permite compreendermos o universo como um processo-evento informacional quântico-holográfico gerador de consciência, do qual a mente humana é parte integrante, participativa ( Wheeler) e interativa.

Nos baseamos em quatro pilares da ciência contemporânea:

1- A Teoria Interacionista de Sir Jonhn Eccles, Prêmio Nobel de Medicina que propôs a existência de Dendrons e Psychons e demonstrou que a liberação dos neurotransmissores na fenda sináptica é dependente dos fenômenos de probabilidade quântica desencadeados pela intenção;

2- A Teoria Holonômica (holográfica) da memória e da consciência desenvolvida por Karl Pribram, indicado ao Prêmio Nobel, que demonstra a existência de um holograma neural multiplex distribuído no córtex cerebral por meio de uma equação similar à equação de onda de Schrödinger da Física Quântica;

3- A Teoria Quântico-Holográfica do Universo de Bohm, hoje sendo revivida com a demonstração astrofísica (Smolin)_ de que vivemos em um universo holográfico;

4- A Teoria do Campo Quântico de Umesawa com o conceito de informação quântica não-local exaustivamente comprovada desde os experimentos de Alan Aspect nos anos 80, na França.

Durante a evolução e complexificação do cosmo, evidenciamos um processo de auto-organização com um Código Cósmico que se subdivide em códigos informacionais não-locais que in-formam nosso universo que são:

O Código Atômico-Nuclear auto-organizador da energia e da matéria com a informação armazenada nas partículas subatômicos e nos átomos, sendo responsável pela auto-organização da Cosmosfera, o nível físico do universo.

O Código Genético auto-organizador da vida, com a informação armazenada nas moléculas de DNA, responsável pela auto-organização da Biosfera, o nível biológico da natureza.

O Código Neural auto-organizador do cérebro, com a informação armazenada nas redes neurais clássicas, responsável pela auto-organização da Noosfera que corresponde ao nível neuropsicológico e biossocial da realidade.

O Código Quântico-Holográfico auto-organizador da Consciência, com a informação armazenada nas redes quântico-holográficas holoinformacionais não-locais que interconectam a mente holográfica com o universo quântico-holográfico.

Corresponde ao nível espiritual da realidade que nos reconecta à nossa fonte original que é este Cosmos quântico-Holográfico que é uma memória cósmica inteligente, uma Consciência Universal à qual estamos interconectados.

Este fluxo universal de informação não-local holográfica, ou seja, esta ordem informacional quântico-holográfica transmitida de modo significativo e inteligente através de todos os níveis de complexidade do universo, modela os processos auto-organizadores inteligentes geradores de inteligência e espiritualidade na mente humana.

Esta nova Teoria Holoinformacional acerca da natureza da consciência é potencialmente capaz de resolver o antigo dualismo mente/matéria que vem se arrastando desde Descartes, no século XVII, e de unificar as neurociências com as abordagens psicoterapêuticas transpessoais, a parapsicologia, e as tradições espirituais, fundamentando uma nova visão holística e transdisciplinar da consciência mais abrangente.

Nesta Teoria holoinformacional da consciência os fenômenos transpessoais, parapsicológicos, paranormais e mediúnicos são entendidos como parte da própria estrutura informacional-energética do universo, e a espiritualidade compreendida como o fluxo de informação quântico-holográfica que religa o cérebro e a consciência humana ao Cosmos, à nossa fonte primordial.

Esta visão transpessoal pode ser encontrada em meus livros Fronteiras da Consciência (Editora CRV) em co-autoria com Karl Pribram (eméritp de Stanford e multihonorary neurocientista atualmente na Georgetown University em Washington, USA, criador da Teoria Holográfica do cérebro e indicado ao Prêmio Nobel) e Richard Amoroso (Presidente do Noetic Advanced Studies Institute da California, USA) e Ciência Espiritualidade e Cura- Psicologia Transpessoal e Ciências Holísticas, Editora Qualitymark e também como e-book na Amazon Books.

Francisco Di Biase
Neurocirurgião e Neurologista, Pesquisador da Consciência e da interação Mente-Cérebro.

Colaboradores

Francisco Di Biase