02/01/2020 Planejamento Consciente
Novo ano ou novo Eu?
Mais um novo ano se inicia, tenho observado que a cada ano o número de profissionais que dão dicas de como você ter um ano de ações em busca da concretização dos seus objetivos e sonhos. As TV’s estão incluindo o planejamento do novo ano com pauta certa em seus telejornais e programas de variedades.
Definir objetivos e dividí-lo em etapas menores; cuidar do ambiente a sua volta e mantê-lo organizado; anotar tudo; criar mapa mental com os caminhos que precisa percorrer; estipular prazos; definir formas de mensurar se o objetivo está próximo de ser realizado; definir formar de realinhar o seu planejamento, através de planos B, C e quantos mais forem necessários.
A lista acima é apenas um resumo do que nos é trazido. E não tem nada de errado com ela.
Com todas essas informações e um bom e detalhado planner (ferramenta de planejamento pessoal e empresarial), nele você faz se planejamento diário, semanal, mensal e anual. A grande vantagem do planner é que se pode organizar muitas informações num único lugar, incluindo datas, metas de curto, médio e longo prazo, compromissos, tarefas, insights, ideias e tudo mais que desejar. Outra grande vantagem é que já temos a disposição versões digitais e impressas, atendendo a todos os públicos.
Planejamento é, de forma sucinta, o ato de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um objetivo ou resultado específico. O planejamento deve focar em identificar ações necessárias ao atingimento de um objetivo, de forma a aumentar a racionalidade e eficácia do processo.
Antes de partir para a execução das dicas comumente tratadas vamos fazer algumas reflexões:
Qual é o seu POR QUÊ? O que te faz acordar todas as manhãs?
Tenha um propósito bem definido. Algo que lhe recobre as forças todas as vezes que achar o caminho desafiador. Se esse propósito tiver o poder de tornar melhor o ambiente a sua volta, transformando de forma positiva pessoas, empresas e o meio ambiente, terá energia e fôlego a mais para seguir a sua caminhada. Naturalmente o universo irá colocar pessoas em seu caminho que irá vibrar na mesma sintonia e assim perceberá que não estará sozinho!
Qual preço estará disposto a pagar para alcançar seu objetivo?
Objetivos claros e exequíveis são relativamente fáceis de serem planejados. Se, por exemplo, seu objetivo for conquistar alguns milhões e com eles a independência financeira, o planejamento será fácil. Aplicar um valor mensal por um determinado período. Fazer todas as correções e depois colocar a mão na massa para gerar o valor necessário. Faça um exercício de mentalização: esse dia chegou, o dinheiro acumulado já lhe proporciona a tão desejada independência. Como você avalia a dedicação em tempo para sua família nestes últimos anos? Como avalia a dedicação em tempo a sua saúde? O que este dinheiro compra?
Importante dizer que ter dinheiro é seguro, é permitido e é resultado da sua energia dedicada a algo. Como pode ser ruim? Pode, se você não estiver bem relacionado com essa energia. O que lhe motiva a buscá-lo e desejar ter muito mais do que o suficiente? Se fizer sentido para você, busque mais do que o suficiente e se puder transbordar e transformar o mundo a sua volta essa energia vai gerar um ciclo de prosperidade.
Qual a sua situação atual?
Infelizmente, as pessoas que me procuram para processo de mentoria em Planejamento Consciente o fazem porque olham para trás e percebem que nada realizou, que por maior esforço empreendido, as coisas não acontecem.
Sempre os convido a olharem para esse passado através de uma nova perspectiva: honre-o. Somos frutos de nossas escolhas, de nossos erros e nossos acertos. Fizemos o melhor que pudemos com que tínhamos em mãos e com a maturidade peculiar do período. Devemos começar horando esse passado, isso nos dará a capacidade de olhar para ele de forma a buscar os aprendizados. O que não fiz e precisava fazer? O que fiz e não posso repetir? O que preciso desenvolver para fazer melhor?
Mas, o que planejar afinal?
O que busca realizar é um objetivo ou um sonho? Sugiro que resgate os seus sonhos abandonados. Não devemos perder a capacidade de sonhar, de fantasiar e de acreditar que é possível. E É! Somos capazes de realizar feitos inimagináveis. O universo nos proporciona infinitas possibilidades. Exercite. Com o sonho em vista, desmembre em objetivos exequíveis e mensuráveis e vá em direção aos seus sonhos.
Você se conhece o suficiente? Não viemos a este mundo apenas para “plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro”. Somos muito mais do que isso, mas este muito mais está aí dentro e precisa ser acessado. Acessar o poder do Autoconhecimento pode mudar o rumo de qualquer planejamento. Então, por que não incluir esse encontro consigo mesmo em seu planejamento?
Somos seres integrais. Logo, estar bem para realizar as ações necessárias requer equilíbrio. Como faz a gestão de suas emoções? Nunca pensou sobre isso?
Vou listar alguns itens que sugiro que seja pauta na elaboração de seu planejamento consciente. Algumas já tratamos aqui e outros estão na programação da revista.
Como andam suas relações? Já parou para ouvir os outros sobre você? Topa o desafio de escutar genuinamente, sem julgamentos as pessoas que são importantes para você, sobre o que você tem de bom que elas gostariam que mantivesse e o que as incomoda e que gostariam que você refletisse?
Como anda a sua saúde? Ela tem de estar sempre no seu planejamento. Exames periódicos, consulta de doenças recorrentes em seu histórico familiar, atividade física periódica, alimentação adequada, período de sono e tudo mais que considerar relevante. Nosso corpo, nosso templo.
Busque o exercício da meditação, conheça o mindfulness e arranje um tempo para ficar sozinho. Agradeça cada pequena vitória e agradeça também a oportunidade de aprendizado em cada derrota. Ame, apaixone-se. Comece por si mesmo e depois transborde para todos que precise do seu amor.
Finalizo esse artigo com uma entrevista com Deus de autoria de Jim Brown e com uma adaptação erradamente atribuída a Dalai Lama:
Entrevista com Deus
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com Deus.
“Entre”, disse Deus. “Então, você gostaria de me entrevistar?”
“Se o Senhor tiver tempo”, respondi.
Deus sorriu e disse:
“Meu tempo é a eternidade e é suficiente para qualquer coisa. Que perguntas tem em mente para me fazer?”
“O que mais O surpreende a respeito dos homens?”
Deus respondeu:
“Que eles se chateiam em ser crianças, tem pressa de crescer, e então desejam ser crianças novamente.
Que eles perdem sua saúde para ganhar dinheiro e então gastam o dinheiro para recuperar a saúde.
Que por pensarem ansiosamente sobre o futuro, eles esquecem o presente, de modo que não vivem nem o presente nem o futuro.
Que vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido…”
A mão de Deus pegou as minhas e ficamos em silêncio por um instante e então perguntei…
“Como Pai, que lições de vida quer que seus filhos venham a aprender?”
Deus respondeu com um sorriso:
“Aprender que eles não podem fazer ninguém amá-los. O que eles podem fazer é permitir que sejam amados.
Aprender que o mais valioso não é o que eles têm em suas vidas, mas quem eles têm em suas vidas.
Aprender que não é bom se comparar a outros. Todos serão julgados individualmente por seus próprios méritos.
Aprender que uma pessoa rica não é a que tem mais, mas a que precisa de menos.
Aprender que são necessários poucos segundos para abrir feridas profundas em pessoas que amamos, e pode levar anos para curá-las.
Aprender a perdoar, exercitando o perdão.
Aprender que há pessoas que o amam sinceramente, mas simplesmente não sabem expressar ou mostrar seus sentimentos.
Aprender que o dinheiro compra qualquer coisa, menos a felicidade.
Aprender que duas pessoas podem olhar para a mesma coisa e vê-la completamente diferente.
Aprender que nem sempre é suficiente ser perdoado pelos outros, mas perdoar a si mesmos.”
Sentei por um tempo, saboreando o momento.
Agradeci a Ele pelo tempo dispensado e por tudo que Ele me proporcionou.
E Ele respondeu:
“Estou aqui, 24 horas por dia.”
(Jim Brown)
Tenha um bom Planejamento Consciente.
Marcelo Reis
marcelo.reis@estimuladamente.com.br