Publicidade
01/11/2019 Alterne

O Mercado Iaô e visão social de Margareth Menezes

O artista exerce sempre um papel social de acordo com sua postura diante da sua arte e quando um artista tem consciência deste papel e resolve fazer o exercício pleno da sua cidadania, o resultado é produtivo para muitos atores sociais.

De forma cooperativa e coletiva a cantora Margareth Menezes fundou a ONG Fábrica Cultural e vem desenvolvendo um trabalho social relevante na Cidade Baixa, em Salvador, de onde é filha e que retorna para trazer benefícios para vários indivíduos.

Unindo diversas manifestações artísticas como moda, gastronomia, artesanato, o mercado se tornou uma linda opção para os baianos que fielmente aos domingos descem para Ribeira para vislumbrar um projeto que premia preocupações diversas como: empregabilidade, jovens da periferia, meio ambiente, cidadania, gênero e economia solidária e criativa.

O palco principal que agora recebe o nome da mãe da cantora, que desencarnou em 2018, passou a ser Palco Dona Diva e sempre vem repleto de estrelas baianas e nacionais que comungam com Margareth de um mundo mais solidário e empreendedor.

O Mercado passou a ter uma área de 7.000 metros quadrados onde funcionava a Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima. Aos domingos o público tem entrada gratuita até às 13h, após este horário o ingresso simbólico custa R$ 20,00 e R$ 10,00. Palestras, cursos e oficinas diversas são desenvolvidas no local.

Este ano, jovens da periferia tiveram acesso a curso de teatro com enfoque social e possibilitador do exercício da criatividade e crescimento humano e social. Atores e diretores baianos contribuem para a realização do curso.

Fundado em 2014 o projeto vem crescendo e angariando parcerias importantes, motivando todos para novas conquistas. Profissionais são capacitados envolvendo atualidades do mercado e movimentado um capital para a economia baiana tendo como pano de fundo a sustentabilidade, a exemplo da oficina de Marketing Digital com a finalidade de capacitação.

O famoso Galpão das Artes, espaço que reúne artesãos e outros executores, já conta com trabalhos de centena de artistas, fomentando o desenvolvimento e dando visibilidade à identidade do nosso povo, como tanto deseja a mentora e cantora.

Portanto, se ligue! Margareth este ano vai lançar seu novo CD “Autêntica” no espaço do Mercado, e como sempre, milhares de pessoas irão se juntar para irmanar arte e o paradigma de um mundo fraterno e belo com a união de todos.

Fan page: https://www.facebook.com/MercadoIao
Instagram: @mercadoiao
Onde: Praça General Osório, 33, Ribeira, Salvador.

Raimon Alves
raimonalvesator@gmail.com

Colaboradores

Raimon Alves

raimonalvesator@gmail.com