Publicidade
01/01/2019 Planejamento Consciente

Planejando os Sonhos

No livro O vendedor de sonhos, de Augusto Cury, um dos pupilos do Mestre (o vendedor de sonhos), observa o constrangimento de muitos ao serem perguntados quem eles eram e quais seus grandes sonhos. Muitos não sabiam responder nem sobre quem eram e nem quais eram seus grandes sonhos. A maioria utilizava suas frustrações, dores e ocupação para se justificar.

Se seus sonhos forem desejos e não projetos de vida, certamente levarão seus conflitos para a sepultura. Sonhos sem projetos produzem pessoas frustradas. Segundo o autor, o objetivo principal do sonho não é o sucesso, mas se livrar do conformismo.

Augusto Cury cita Graham Bell que diz: “se andarmos pelos caminhos que os outros já percorreram, chegaremos, no máximo, aos lugares que eles atingiram”. Essa frase indica que somos orientados a seguir um modelo de sucesso em que conseguimos repetir as histórias das pessoas que admiramos, mas morreremos como grande parte deles, sem saúde e sem sonhos.

Nosso tempo tem um preço. Este preço muitas vezes é pago pelo sistema em que vivemos. Mas junto com o tempo, em busca de sucessos prontos e enlatados, somos instrumentos de realização dos sonhos alheios. E onde ficam os nossos sonhos?

É fácil pensar sobre isso tendo a sua frente um futuro incerto, competitivo, apreensivo e um entendimento de trabalho que nos escravize?

No livro, o Mestre, como vendedor de sonhos, incentivava que as pessoas acreditassem em si mesmas e nos outros, o que incomodou outras tantas pessoas. Num momento de fragilidade em que teve seu passado exposto, o próprio sábio questionou: O que construí? Porque não dei prioridade ao que mais amava? Porque nunca tive coragem de fazer uma cirurgia em minha agenda? Quando é tempo de desacelerar? O que é mais inadiável do que a própria vida? O que adianta ganhar todo o ouro do mundo e perder a vida?

Ele foi mostrado para uma plateia enquanto estava em um delírio, em um centro psiquiátrico, no instante em que se culpava pela morte da família durante uma viagem de férias, várias vezes adiadas, por conta de sua agenda sempre lotada e sua busca por mais fortuna e prestígio.

Daí o “vendedor de sonhos” nos presenteia com uma maravilhosa lição de vida:

“…traí e neguei meus alicerces. Coloquei o amor de meus filhos e de minha esposa debaixo do tapete das minhas atividades e preocupações. Dei tudo para eles, mas esqueci de dar o que para mim era um detalhe, mas para eles era fundamental: a mim mesmo. Meus amigos ficaram em terceiro plano, meus sonhos em último. Como é possível ser um bom pai, um bom amante, um bom amigo, se as pessoas que amamos estão fora de nossa agenda?”

Esse é um magnífico livro que nos conduz a uma história de vida que padece de sonhos. A uma vida em que o tempo é preenchido pelo desejo de reconhecimento e sucesso. Não que estes sejam sonhos que te esvaziem. Mas, se o sucesso não for alcançado com consciência e clareza das verdadeiras prioridades e na medida da racionalidade, sem que estejam alinhados com seu propósito, você apenas passou pelo mundo. Existiu apenas para si e para manter um sistema que criminaliza sonhadores.

CUIDADO: Os sonhos são seus, eles pertencem-lhe. O problema é quando seus desejos e sonhos o possuem. “Conquistas sem riscos são sonhos sem mérito. Ninguém é digno de sonhar se não usar suas derrotas para cultivá-los.”

Viva o caminho em busca do seu sonho. Faça dessa busca uma caminhada de prazer, aprendizado, humildade e gratidão.

E se te perguntar nesse momento: qual seu grande sonho? Vai ter uma resposta? Que tal instigar ainda mais seu planejamento de alcance de seus sonhos? E como seria se nesse percurso você entendesse que realizar o sonho de alguém pode ser tão relevante quanto realizar os seus?

Para o alto e avante!

  • Quem é você?
  • O que deixaria de fazer para ser feliz?
  • Você realizou um sonho de infância?
  • Como seria se fosse capaz de realizar o sonho de alguém?
  • O que conquistaria utilizando seus maiores talentos?
  • Qual a sua lista de sonhos?
  • Quais ações necessárias para transformar seus sonhos em realidade?
  • Quais ações práticas poderá adotar hoje?

Tenha uma vida repleta de sonhos e um excelente Planejamento Consciente.

Gratidão!

Marcelo Reis
marcelo.reis@estimuladamente.com.br

Colaboradores

Marcelo Reis

marcelo.reis@estimuladamente.com.br