Publicidade
02/11/2020 De orelha a orelha

Descubra o que é Resiliência

Antes de falarmos propriamente sobre a Resiliência, é importante trazermos aqui alguns pontos sobre o que são as Happiness Skills.
As habilidades para felicidade, também chamadas de Happiness Skills, são habilidades Soft Skills, ou seja, estão contidas nas Habilidades Socioemocionais e, com isso, elevam a percepção de bem-estar subjetivo. Contudo, as Happiness Skills trazem um impacto direto na nossa felicidade, por isso faz-se necessária a delimitação de um grupo específico para estudo.

Vale ressaltar que, por serem “habilidades”, as Happiness Skills podem ser adquiridas e, com isso, são aprendíveis.

Nesse momento, imagino que pode estar pensando se nosso cérebro realmente tem a capacidade de aprender, independentemente da nossa idade.

Bom, no caminho dessa reflexão, uma das grandes descobertas da neurociência moderna que clareia essa possível dúvida é a neuroplasticidade. De acordo com a Dra. Lara Boyd, neurocientista que estuda a recuperação neurológica pós derrame cerebral, a ciência acreditava que, depois da puberdade, as únicas mudanças que aconteciam no cérebro eram em relação a perdas. Contudo, recentemente, a ciência descobriu que, todas as vezes que você aprende um novo fato ou competência, você muda seu cérebro. Em verdade, todos os nossos comportamentos alteram o nosso cérebro a todo momento, e essas alterações não são limitadas pela idade. Ou seja, nossos cérebros mudam intencionalmente e/ou de forma involuntária em respostas a treinamentos e experiências. E a grande chave para todas essas mudanças é a neuroplasticidade.

Devido a neuroplasticidade, o cérebro com o qual nascemos pode ser mudado, através de novos padrões de pensamentos que também são originados de treinamentos mentais. A ideia é realmente treinar nosso cérebro como se fosse um músculo, aprendendo novas maneiras de reagir e lidar com as adversidades do dia a dia.

Assim, com a concretização da ideia de que cérebro se desenvolve até o fim da vida , todos nós podemos assumir mais responsabilidade sobre por nossos cérebros. Ao cultivar hábitos mentais saudáveis, a neurociência tem entendido que nós podemos alterar os circuitos cerebrais para que tenhamos um maior nível de bem-estar.

Assim, o Dr. Richard Davidson e toda sua equipe de neurocientistas trazem a comprovação de quatro Happiness Skills fundamentais: Resiliência, Atenção Plena, Savoring e Generosidade. Praticar essas quatro habilidades pode fornecer o substrato para mudanças duradouras e, com isso, ajudar a promover níveis mais elevados de bem-estar subjetivo. Falaremos nas linhas abaixo sobre uma delas: Resiliência.

Para falar sobre Resiliência, trago uma frase de Elizabeth Kubler-Ross, psiquiatra suíça, que diz: “as pessoas mais belas que conheci foram aquelas que conheceram o sofrimento e encontraram seu próprio caminho para fora dele. Essas pessoas têm uma apreciação e uma compreensão da vida que as preenche de compaixão, gentileza e uma profunda inquietude amorosa”.

De acordo com Michael Ungar, terapeuta e pesquisador principal do Centro de Pesquisa em Resiliência da Dalhousie University, a “resiliência é a capacidade de um sistema biopsiquicossocial (pessoa, família ou comunidade), de navegar em direção aos recursos necessários para sustentar o funcionamento positivo sob estresse”.

Resiliência normalmente está ligada à passagem de um indivíduo por eventos desafiadores. Interessante dizer que, quando falamos sobre Resiliência, temos 3 possíveis desfechos. Ou seja, quando alguém estiver passando por um estresse, é provável que ocorra: recuperação, adaptação e/ou transformação. Quando falamos de recuperação, o indivíduo, ao passar pelo desafio, volta para o ponto aonde estava inicialmente, ou seja, se recupera após o contexto desfavorável. Já na adaptação, ao invés de voltar ao ponto aonde se encontrava antes do estresse, o indivíduo cria novas formas para adaptar-se às novas condições. E, por fim, na transformação, uma vez transcorrido o percurso desafiador, a pessoa não volta ao que era antes, pois já não sente que é a mesma pessoa e, com isso, constrói uma nova realidade. Importante ressaltar que, independentemente do desfecho da situação, quando falamos em Resiliência, o grande ponto é a adaptação positiva e a capacidade de superação de condições adversas, diante de um contexto desfavorável.

Assim, a Resiliência traz mais a ideia de que “sou feliz apesar de”, do que “sou feliz porque minha vida não tem problemas”. Com isso, aceitar a existência de desafios e que os mesmos fazem parte da vida é saudável e materializa a felicidade como tal.

Destaco aqui que desenvolver seu cérebro para aprender a Resiliência pode ter um efeito circular. Esse círculo positivo funciona mais ou menos assim: a positividade, mesmo diante de adversidades, ajuda a promover a felicidade, que aumenta a Resiliência, que impulsiona ainda mais o estado de felicidade e assim por diante.

Imagino que, nesse momento, pode estar se perguntando como desenvolver a Resiliência.

Nesse sentido, Rick Hanson, Ph.d e membro do Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia, traz, no seu livro “O Poder da Resiliência” que determinação, amor próprio e bondade são alguns dos recursos mentais que nos trazem maior Resiliência, abrindo caminhos e superando desafios, promovendo bem-estar e uma sensação intrínseca de amor e paz.

Como sugestão, deixo aqui uma intervenção comprovada cientificamente para você colocar em prática nos próximos dias: todos os dias a noite, escreva uma lista de 3 coisas que aconteceram especificamente nesse dia e que você se sentiu grata(o). Ao fazer isso, você está treinando sua mentalidade para começar a perceber os aspectos positivos do seu dia a dia, ao invés de seguir a tendência comum do nosso cérebro de focar no negativo.
Para finalizar, quero trazer uma frase da Sheryl Swoopes, ex-jogadora profissional de basquete, que diz:
“não importa o quanto a vida empurra você para baixo ou o quanto você se machuca, você sempre será capaz de se recuperar”.

Bom, chegamos ao fim do texto de hoje. E, como sempre digo: se essas linhas te trouxeram alguma reflexão, minha missão foi cumprida.
Com carinho,

Bianca Ramos
bianca@nossocazulo.com.br

Colaboradores

Bianca Ramos

eubiancaramos@gmail.com