Publicidade
14/08/2020 Vida no trabalho

Mundo VUCA

Estamos vivendo num Mundo VUCA. Esse termo veio do acrônimo das palavras em inglês Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade), que descrevem quatro características marcantes do mundo contemporâneo. O conceito foi inicialmente empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria e vem sendo utilizado mais recentemente no universo corporativo.

Apesar do contexto militar, a expressão traduz muito bem os desafios enfrentados no âmbito empresarial e certamente você já percebeu os efeitos do Mundo VUCA. Basta acompanhar as redes sociais e ver o surgimento de tecnologias disruptivas, novos modelos de negócios, novas formas de se relacionar com os colaboradores e parceiros, e outras tantas coisas. A sensação que “algo está fora da ordem” tem sido um desafio tanto para as empresas quanto para os trabalhadores vencerem no mercado e se destacarem da concorrência.

Não é de agora que as mudanças do mundo do trabalho vêm acontecendo, mas esse cenário tornou-se ainda mais abruptamente volátil, incerto, complexo e ambíguo com o advento da pandemia provocada pelo corona vírus. E para quem gosta de segurança e estabilidade, o desafio em lidar com estas características é ainda maior.

De um dia para o outro, milhares de pessoas passaram a trabalhar em regime de home office, ou tiveram seus contratos de trabalho reduzidos, suspensos ou até mesmo rompidos. E é natural que todo esse movimento gere muita ansiedade, insegurança e provoque também reflexos na forma como cada um se relacionará com a sua empregabilidade ou trabalhabilidade* de agora em diante.

Diante desse Mundo VUCA, vários estudos apontam o quanto é crescente o número de pessoas que estão migrando gradualmente (ou não!) da relação de emprego para o empreendedorismo. Essa mudança pode se dar por diversos caminhos, seja uma necessidade de sobrevivência em função do desemprego, seja por se ter um perfil empreendedor, seja pela descoberta do seu potencial de trabalhabilidade, ou seja por receio de “colocar todos os ovos na mesma cesta”, quando há a tentativa de conciliar o emprego com alguma outra atividade empreendedora. A necessidade de sobrevivência estimula não só a criação de ideias, mas também mudanças na rota da carreira do indivíduo.

O bom é que apesar de toda “muvuca**” do Mundo VUCA, já sabemos quais são as competências básicas necessárias para enfrentar essas adversidades: RESILIÊNCIA para lidar com a volatilidade, FLEXIBILIDADE para lidar com a incerteza, MULTIDISCIPLINARIDADE para lidar com a complexidade e CORAGEM para lidar com a ambiguidade. E vale sempre lembrar que tudo o que fazemos precisa ter sentido, propósito (Meaningful – significado) e sempre precisamos analisar o impacto de nossas decisões, pois o que se faz aqui pode repercutir muito além (Universal).

*vide este tema na coluna Vida no Trabalho na edição 8, 2019.
**expressão brasileira, de domínio popular, que significa um grupo de pessoas fazendo bagunça, desorganização, uma aglomeração ruidosa, uma grande confusão, agito, tumulto.

Sandra Rêgo
Psicóloga
sandra@sandrarego.com.br

Colaboradores

Sandra Rêgo

sandra@sandrarego.com.br