Publicidade
12/08/2020 ICF

ICF Brasil fomenta produção de conteúdo

Ser coach ou estar Coach?

Lembro de uma conversa com minha filha, quando ela era adolescente, em que ela me trouxe uma questão e eu devolvi para ela uma série de perguntas e ela me interrompeu dizendo: “Você é minha mãe, não minha coach!”. Ela tinha razão. Naquela hora precisava de orientação e direção. Mas, uma vez coach, sempre coach.

Eu não atuo exclusivamente como coach e nem tenho nesta atividade minha principal fonte de renda. Mas com quatro formações ao longo de dez anos e mais de 400h de atendimento, não tem como não incorporar as competências e não tem como não agir de acordo com o código de ética nas minhas demais atividades profissionais e até na vida pessoal.

Como microempresária e líder, como consultora em planejamento e facilitadora de grupos, como sócia, em tudo, os acordos bem feitos, o interesse genuíno, a escuta ativa, a presença, as perguntas instigantes, a comunicação direta me tornam uma profissional cada vez mais diferenciada.

E quando “estou coach”, num processo estruturado, formalmente contratado para este fim, estas competências desenvolvidas em outros âmbitos chegam mais refinadas para servir mais e melhor aos meus coachees.

Já dizia meu conterrâneo Ruy Barbosa: “tudo muda sobre uma base que não muda nunca”. Pois mudam os papéis que exercemos, mas a base de valores éticos, posturas e condutas são imutáveis. E muita da minha base profissional veio do coaching, por isso sou e não apenas estou.

Marta Castro
https://www.linkedin.com/in/marta-castro-3445497/


Como aumentar engajamento e produtividade das equipes

Um dos grandes desafios das organizações e de seus líderes é fazer com que uma equipe utilize seu potencial máximo e de cada integrante. Além disso, as organizações estão cada vez mais em um cenário volátil, incerto e com grupos diversificados, potencializando este desafio.

Então, como aumentar o engajamento e produtividade das equipes?

Um dos recursos que sempre utilizei e se mostrou efetivo, em minha época de executiva, e que nos últimos anos como consultora e coach tenho aplicado com sucesso, é o Coaching de Equipe.

O Coaching de Equipe promove a autoconsciência do grupo como equipe e o papel de cada indivíduo como parte da mesma, fazendo com que descubram juntos onde estão, onde precisam chegar e qual a trilha a ser percorrida.

Como consequência deste trabalho, a equipe melhora sua integração, comunicação e confiança, além de evitar possíveis desvios frente aos objetivos traçados, tornando-se uma equipe mais engajada e focada, e consequentemente com melhores resultados.

No contexto atual, são esses resultados e benefício que fazem com que as organizações busquem, cada vez mais, ferramentas e profissionais para auxiliá-las em trabalhos voltados às equipes.

Laís Rosin
https://www.linkedin.com/in/laisrosin/


Impactos do Coachig

Efeitos positivos do coaching tem impactado organizações, sociedades e indivíduos em todo o mundo. A ICF Foundation, por exemplo, através da Iniciativa Ignite, apurou que 89% dos participantes dizem que o coaching contribuiu para o seu sucesso e que 50% identificaram mudanças significativas nos líderes, no trabalho em equipe e no desenvolvimento pessoal. Também relataram que houve um ‘efeito cascata’ dos ganhos obtidos, pois a eficiência operacional aumentou em 76% dos casos e o nível de engajamento dos colaboradores com a organização em 70%.

Na minha prática de coaching, percebo que as pessoas que decidem fazer uma mudança real em suas vidas se beneficiam muito do processo (75% disseram que se sentem mais felizes). Nos últimos cinco anos (2014-2019) meus clientes relataram melhoras significativas em seus relacionamentos, pessoais ou profissionais, produtividade humana, autoestima e autoconfiança. Assim, sigo me dedicando ao coaching porque acredito nele como um processo que lida com o pensar, sentir e querer, tendo na essência o apoio para a construção de uma consciência mais profunda e identificação do potencial.

O coaching torna a jornada mais produtiva!

Carlla Zanna
https://www.linkedin.com/in/carllazanna/


Como ser coach me tornou melhor profissional, melhor consultor, e melhor professor

Quando começamos nossa primeira formação em coaching não temos clareza do potencial que existe em ser coach. Comecei há quase dez anos pela motivação de transformar em profissão a vontade de ajudar o outro. Hoje sou ainda consultor em desenvolvimento organizacional e professor de MBA. Posso dizer que ambos são muitos beneficiados pelo coaching.

No coaching auxiliamos clientes a desenvolver habilidades. Para isso aprendemos várias ferramentas para melhor entender a pessoa a nossa frente e ajudá-la em seu desenvolvimento.

Em consultoria usamos as técnicas em várias partes do processo, mas principalmente, para entender melhor os líderes das empresas e para orientá-los da forma mais adequada às suas individualidades. Como professor, identificar diferentes perfis ajuda no exercício de perceber situações pelas diferentes perspectivas que os alunos podem ter.

Os benefícios são diversos mesmo para quem não adota o coaching como profissão. Aprender e adquirir maior sensibilidade sobre as pessoas sempre nos ajuda a melhorar nossas relações e a extrair mais do nosso trabalho.

Alexandre Trevelin
https://www.linkedin.com/in/alexandretrevelin/

 

Colaboradores

Meiling Canizares

diretoria.parcerias@icfbrasil.org