Publicidade
02/08/2019 Construções Sustentáveis

Biodinamismo Urbano

Chegamos a um ponto da história que modificamos tanto o meio ambiente, que não conseguimos sentir nem compreender mais a paisagem natural no meio urbano. O concreto acabou se tornando o natural, e a natureza algo cada vez mais distante do nosso cotidiano. É necessário criar um equilíbrio, onde o impacto das construções, do desenvolvimento econômico e tecnológico, que promovem cada vez mais esse distanciamento, seja amenizado por projetos sustentáveis, capazes de criar, modificar e renovar o ambiente, transformando em um espaço inspirador, com vida, beleza e biodinamismo.
Basta observar a natureza e ver o quanto ela é perfeita em seu funcionamento, ela integra todos os seres. Próspera e abundante, ela dá condições de vida e interação, onde desde os micro-organismos compostos no solo, as árvores, seres humanos e até mesmo os astros vivem em sinergia.
Como paisagista e gestora ambiental aprendo com ela todos os dias. Percebo que é necessário respeitá-la em sua grandeza e sabedoria, buscando reproduzir, de alguma forma, essa inteligência natural. Para isso, realizo um diagnóstico fenomenológico de cada projeto, antes de executá-lo, entendendo as necessidades do cliente, o objetivo do trabalho, a realidade atual, os efeitos positivos e negativos, e propondo soluções eficazes, que gerem um impacto social e ambiental positivos.
Vou citar aqui um case de sucesso, do grupo JCPM, realizado na capital baiana, executado pela empresa Viva a Vida Serviços Ambientais a qual faço parte, que é o “Terraço Verde’’ do Salvador Shopping.
Há 3 anos, o atual coordenador Sócio Ambiental do grupo JCPM, Fabiano Mehmeri, nos apresentou a necessidade de dar um destino sustentável aos resíduos orgânicos gerados pelos restaurantes do empreendimento. Naquela circunstância ainda não trabalhávamos com tratamento de resíduos, porém na tentativa atender a necessidade do nosso cliente, fomos em busca do que existia de mais moderno e eficaz no tratamento de resíduo orgânico para aquela situação, e foi aí que firmamos a parceria com a empresa Bioideias, empresa criadora da tecnologia de compostagem acelerada, que descaracteriza o resíduo orgânico em apenas 20 minutos, e após 7 dias o composto gerado no tratamento já pode ser utilizado no plantio.
A proposta inicial era tratar 10 toneladas de resíduos por mês, que resultariam em 10 toneladas de composto orgânico. Mas isso não era o suficiente. O que fazer com o composto? Tivemos várias ideias, como aproveitar no próprio paisagismo do shopping, fazer doação pra praças e canteiros da cidade, até que decidimos fazer uma horta, em um espaço de aproximadamente 1.500 m2, localizada no terraço do shopping. Levamos quase um ano para a inauguração da horta. Foram necessárias algumas adaptações, relacionadas à estrutura, além de realizar um trabalho de educação ambiental com os colaboradores e treinamento da equipe responsável pela manutenção.
Hoje após 2 anos de inauguração da horta, estamos produzindo mais de 260 unidades de hortaliças semanais, além de tomate cereja, ervas medicinais, raízes como açafrão, gengibre, entre outros produtos de alta qualidade e livre de agrotóxicos.
Toda a produção retorna para a cozinha dos restaurantes parceiros do projeto, cumprindo assim, um ciclo completo de sustentabilidade. O projeto tornou-se referência no Nordeste, servindo de exemplo para grandes empreendimentos que querem dar um destino sustentável aos seus resíduos.
Esse é só um case de sucesso, entre tantos outros já realizados no mundo. As barreiras do impossível foram rompidas ao longo dos anos, a cada dia uma nova ideia exponencial muda nossa concepção de mundo e a forma como vivemos.
O trabalho que é realizado com consciência e cooperação, respeita o todo, o grande organismo chamado planeta terra ao qual fazemos parte.
Partindo desse princípio, debruço meus estudos na busca de soluções, que ajudam a melhorar a interação humana com a natureza, elaborando e executando projetos que respeitem a vida, promovam a inclusão social, o equilíbrio e bem-estar de todos os seres envolvidos. Com a Viva a Vida, tenho o privilégio de realizar diversos projetos nesse âmbito, como recuperação de áreas degradadas, hortas urbanas, paisagismo biodinâmico, tratamento de resíduos, limpeza de macrófitas em lagos naturais, limpeza de praias, jardins sensoriais, oficinas de plantio e educação ambiental… cada projeto uma experiência única, uma oportunidade de transformação e crescimento, sempre com a certeza de que é possível sim, fazer um mundo cada vez melhor! Viva a vida!

Colaboradores

Taís Mota

contato@vivaavidasa.com.br