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02/08/2019 ICF

A valiosa jornada com as 11 competências principais em coaching da ICF

Diferentemente da maioria das escolas de coaching que tem por foco conceitos, técnicas e ferramentas de coaching, o foco das formações de coaching acreditadas pela International Coach Federation (ICF) volta-se para o desenvolvimento das 11 competências essenciais de coaching organizadas por grupos no quadro abaixo:

Tabela das 11 competências por grupo

Ao você desenvolver essas competências, você terá os recursos necessários para oferecer um coaching de excelência, com confiança no processo que se desenvolve entre o coach e o cliente coachee.
As formações em coaching serão úteis para:
Coach Externo – o coach profissional praticante que é autônomo ou tem empresa e fornece serviços de coaching.
Coach Interno – o coach professional praticante que é empregado em alguma organização e tem entre suas atribuições fornecer serviços de coaching.
Gerentes e Líderes que utilizam competências de coaching – um gerente ou líder que trabalha com seus subordinados na organização para criar consciência e apoio às mudanças, utilizando o conhecimento, a abordagem e competências de coaching.
Mas qual a importância dessas competências para um coach?
Primeiramente, porque a prática dessas competências evidenciadas em uma sessão de coaching define o coaching em si. Se você demonstra evidências do conjunto dessas competências, você pode afirmar que está fazendo o coaching. O conjunto proporciona o ambiente necessário para uma parceria profunda entre o coach e coachee, criando condições de não-julgamento, segurança e estímulo para ampliar a consciência do coachee e explorar suas opções de escolha e seus próprios recursos para resolução de problemas.
Como resultado dessa prática de excelência é alcançado o padrão ICF para coaching, definido como: “uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.
Como começo para me tornar um coach?
Para os interessados em iniciar uma jornada para se tornar futuro profissional coach, o primeiro passo recomendado é buscar uma sólida formação em coaching, que efetivamente o prepare para o exercício da atividade com excelência e responsabilidade.
Para encontrar formações acreditadas pela ICF, acesse a área “Training Program Search Service (TPSS)”, no site da ICF Global. Lá você encontrará todos os cursos acreditados pela ICF.
Os cursos de formação são os do tipo ACTP (Accredited Coach Training Program) e ACSTH (Approved Coach Specific Training Hours). No primeiro já inclui mentorias.
A sigla CCE (Continuing Coaching Education) é para educação continuada, que a ICF estimula durante todo o exercício profissional, sendo um requisito para renovação de credenciais de coach.
Com boa formação, dedicação e o desenvolvimento contínuo, você poderá alcançar níveis de maestria, passíveis de credenciamento pela ICF em 3 níveis:

  • ACC (Associate Certified Coach)
  • PCC (Professional Certified Coach)
  • MCC (Master Certified Coach)

Mas o coaching na ICF vai além da maestria técnica. É preciso ter princípios éticos largamente disseminados e praticados. Por isso, além do conjunto das 11 competências, todo associado e credenciado se compromete com o Código de Ética.
Os detentores de credenciais do ICF fazem parte de um grupo autorregulado de coaches de elite que prestam contas aos clientes e à profissão de coaching como um todo. Eles buscam e completam rigorosos requisitos de educação e prática que fornecem legitimidade inquestionável ao seu compromisso com a excelência em coaching.
A ICF em cada país onde está presente, apoia-se na atuação do seu comitê independente para revisão de conduta ética (IRB – Independent Review Board), e no processo ECR – Ethical Conduct Review Process no que diz respeito à avaliação dos casos onde não houve a necessária conduta ética de qualquer de seus associados e credenciados, o que pode resultar em perda da credencial e da condição de associado ICF.
Agora que colocamos a importância dessas competências para o coaching, vamos iniciar com a primeira.

Competência 1: Cumprindo Diretrizes Éticas e Padrões Profissionais.

A compreensão da ética e dos padrões em coaching e a habilidade de aplicá-los apropriadamente em todas as situações de coaching.

  • Compreender e demonstrar em seus próprios comportamentos os Padrões de Conduta ICF (veja a lista, na Parte III do Código de Ética da ICF),
  • Compreender e seguir todas as Diretrizes Éticas ICF (ver a lista),
  • Saber comunicar claramente as distinções entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de apoio,
  • Orientar o cliente sobre a necessidade de buscar outro profissional de apoio, sabendo quando isto é necessário e quais os recursos disponíveis.

Na essência a primeira competência espera que o coach saiba distinguir, informar e praticar com clareza o que é coaching e o que não é. E como se portar com altos padrões de conduta e Ética, segundo a ICF. É considerada uma pré-condição para manter-se como Coach ICF. A existência não demonstra necessariamente maestria como coach, mas a inexistência inviabiliza permanecer como coach ICF.
Agora que contextualizamos o cenário e falamos um pouco sobre a primeira competência, a cada edição, abordaremos com mais profundidade uma das demais competências.
Acompanhe os nossos artigos. E entre em contato para saber mais.
Descubra o grande aprendizado que é praticar e ser avaliado pelas 11 competências. É uma jornada indescritível de autoconhecimento, como coach e como pessoa. Sem dúvida perceberá o salto na segurança e excelência do coaching!

Colaboradores

Wang Ching

diretoria.desenvolvimento@icfbrasil.org