Publicidade
20/05/2019 ICF

Credenciamento da ICF: O caminho para ser contratado por clientes exigentes

Você já deve ter ouvido que altos executivos e grandes empresas optam por contratar coaches credenciados pela ICF. É sabido que tais Coaches são procurados para os maiores e mais importantes projetos das organizações. A principal razão para essa tendência no mercado são as chamadas credenciais.

Dentro do universo da ICF há três tipos de credenciais.

A primeira delas é aquela identificada como ACC. Eu entendo-a como a que identifica um Coach Associado Certificado – pela ICF é claro! Comprova que o profissional já exibe a prática e a experiência requerida para um nível mais avançado que ser associado. Além de associado já é certificado em uma prática comprovada. É um profissional reconhecido em sua atuação.

Os requerimentos básicos para a credencial ACC são: ter completado um curso já acreditado. Se o seu curso não for acreditado pela ICF, você necessita comprovar que o conteúdo é o exigido nos parâmetros requeridos. Também comprovar um mínimo de 100 horas de experiência com processos de coaching remunerados. Gravações em áudio que atestem a sua prática de acordo com os requisitos e ser aprovado no exame de conhecimento sobre as Competências Essenciais do coaching.

A segunda credencial é a chamada de PCC, o Coach Profissional Certificado. Eu explico-a como aquela credencial que atesta quem já alcançou o patamar de formação profissional dentro da atividade do coaching. As exigências básicas novas são o curso acreditado com mais de 125 horas, comprovação de 450 horas de atuação remunerada, em até 18 meses antes da data de solicitação da credencial e as demais exigências comuns ao ACC.

Por fim, a terceira é a que identifica os especialistas na área do coaching. É a credencial MCC – Master Coach Certificado pela ICF. São profissionais que alcançaram o alto nível de conhecimento e desempenho durante suas entregas de coaching. Para tal, são requeridas a comprovação de 2500 horas de atuação remunerada e todas as outras exigências.

No Brasil, o nosso desafio é elevar o número dentro do país de MCCs credenciados pela ICF e, com isso, elevar a prática do coaching nacional a um nível de alto rendimento nas organizações e sociedade como no Canadá, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra.

Mas você deve estar dizendo: Conheço um mar de coaches que são Masters. Não é a realidade. No Brasil o número de MCCs é menor que nossos dedos das mãos.

É um longo e disciplinado percurso. Eu estou trilhando-o com perseverança.

Quer saber mais do processo de se credenciar? Siga o link:

<https://www.icfbrasil.org/credenciamento-individual/associate-certified-coach-acc>

Nota: Estou ciente que a maioria dos associados da ICF Global é composta por mulheres. Então, é apenas para simplificar que o texto está na forma masculina. A verdade é que a atividade é de predominância feminina.

Colaboradores

George Barbosa