Publicidade
09/05/2019 Capitalismo Consciente

Qual propósito do seu negócio? – Fred Alecrim

Você já ouviu falar em “irmãos de propósito”? São pessoas que compartilham de um sentido de vida muito similar. Comigo e com Fred Alecrim é assim: nós dois buscamos construir um mundo com negócios repletos de significado e propósito. Tive a honra de conhecê-lo ao longo da minha jornada empreendedora e juntos criamos o conceito Venda com Significado – para transformar o jeito antigo e chato de vender. Com muita honra, convidei Fred a responder algumas perguntas nesta edição. Acredito que você irá se inspirar e potencializar sua trajetória com muito propósito!

Qual é o propósito do seu negócio?

Potencializar o significado nos negócios.

Como funciona o seu modelo de negócio?

Procuro manifestar o meu propósito através de alguns produtos e serviços. São eles: mentoria para executivos e líderes, palestras, workshops e treinamentos ou, ainda, livros. Todos esses produtos e serviços são ferramentas para essa transformação que eu desejo ver no mundo, que são negócios com mais significado. Quando isso acontece, essas pessoas acabam tendo uma vida mais plena, fazendo um mundo melhor pra todo mundo.

O que te inspirou a começar a empreender com propósito?

Foi exatamente ter me encontrado que me inspirou a empreender com propósito. Vendo muitas dificuldades dos executivos em engajar equipes, vendo muita reclamação de consumidores e clientes e muita toxicidade no ambiente corporativo, eu acabei buscando essa questão de “dar sentido ao que a gente faz”, de ter um porquê de levantar de manhã todo dia para ir trabalhar, de fazer o negócio partindo primeiro do propósito e não o contrário, ou seja, fazendo o negócio trabalhar para seu propósito. Esse propósito é que dá significado ao trabalho, a existência da empresa, a você ter aquele cargo, naquele negócio. Esse cenário me inspirou. E aí, depois, eu conheci movimentos como Capitalismo Consciente, Sistema B. Fashion Revolution, um documentário muito bacana sobre uma marca da Bahia, chamada Euzaria… E tudo isso foi fortalecendo e validando aquilo que eu estava buscando e aquilo que o Rumi fala: “O que você procura está procurando você”. E aí a gente se encontrou: eu e meu propósito.

Quais foram os principais desafios para Empreender de forma consciente?

Os grandes desafios para empreender com propósito é que quando você ainda não tem o nível de consciência enquanto empreendedor e investidos sobre a importância do propósito no negócio as pessoas vêem isso como uma coisa romântica e que não dá retorno financeiro. Com a elevação da consciência deles, eles percebem que o mundo dos negócios não é binário, que dá sim para ganhar e também fazer bem para o mundo. O grande desafio é fazer todo esse ambiente de negócios, que ainda sofre com essa toxicidade, evoluir para um patamar de consciência, em que eles percebam que dá para fazer as duas coisas: ser feliz e trabalhar, ter uma empresa e ser feliz, ganhar dinheiro e ajudar o mundo. Isso é possível.

Qual o seu conselho pra quem deseja começar a empreender com propósito?

Ter seu propósito bem clarificado, ter certeza de que você encontrou o que estava buscando e começar sempre pelo seu plano de vida. Nós falamos muito de plano de carreiras, plano de negócios, mas primeiro tem que se pensar no plano de vida, que tem a ver com seu talento, o talento que você tem, que você percebe, e como ele pode ser útil ao mundo. Mas também tem que saber o que você quer pra sua vida. Você quer ter família? Você quer viajar? O que você gosta, o que você não gosta? Porque aí depois você encaixa um tipo de negócio ou um trabalho, dentro do que você deseja para sua vida. Então, você aumenta as chances de ter mais sentido e de dar mais significado à sua vida.

Quais são os principais benefícios de empreender com propósito pra você?

Uma empresa consegue maior engajamento da equipe que trabalha para algo maior do que simplesmente produzir e vender produto. Você desenvolve uma relação com o mundo, muito mais acima da relação transacional, de um produto com dinheiro. A troca não é só monetária por um produto. O negócio com propósito evolui para uma relação emocional, isso faz com que o negócio não tenha só clientes, mas uma comunidade de fãs, que abraçam a causa do negócio. Então o benefício começa dentro do negócio com equipes engajadas, apaixonadas pelo propósito do negócio, se doando mais, vendo também o trabalho não só como uma relação de capital-trabalho, mas indo além. Não é só um lugar para trabalhar, é um lugar para viver um propósito. Do lado de fora, quando a equipe se apaixona por um negócio ela se engaja de um jeito, que ela entrega a proposta da marca com muito mais afinco, qualidade, fazendo com que se forme uma comunidade ao redor da marca, que vai além de cliente, passa a ser uma tribo, passam a ser pessoas que admiram, advogam, defendem o que aquele negócio defende.

Colaboradores

Kiko Kislansky

kiko@nossocazulo.com.br