Publicidade
14/03/2019 ICF

Para contratar ou se apresentar: ser associado à ICF, sempre ajuda

Para iniciar uma coluna nesta revista, nada melhor que apresentar a todos o valor de pertencer à Federação Internacional de Coach, conhecida como ICF, em nossa trajetória como coaches.
O meu primeiro curso de formação em coaching não era acreditado pela ICF. Foi então que decidi iniciar um segundo e, dessa vez, voltado para as diretrizes da Federação. Quando estava com mais de 120 horas remuneradas de trabalho fiz a minha solicitação de afiliação apresentando o material exigido, e assim, eu também me tornei um coach associado à ICF. Era uma forte demonstração ao mercado de que eu estava alinhado à melhor prática de coaching no mundo.
Devo dizer aqui que foi um novo momento em minha trajetória profissional. E muita coisa iria mudar!
Logo que comecei a circular por eventos da ICF no Brasil percebi que os associados falavam de temas que eu não dominava e que eles possuíam uma capacidade que eu mesmo via como altamente reconhecida, isso era evidente para mim.
Como eu já vislumbrava a carreira de coach como uma excelente oportunidade de ampliar minha atuação profissional, comecei a investir em minha formação agora para obter uma credencial. Minha primeira iniciativa foi ir em busca dos créditos advindos de cursos identificados como CCEs (Educação Contínua do Coach) e CCEUs (Fontes de Desenvolvimento Educacional na área do coaching). Fiz cursos dentro e fora do Brasil. Esses créditos comprovam que estamos nos desenvolvendo dentro de um rigoroso processo educacional e de capacitação nas chamadas CE’s, que são as competências essenciais esperadas na prática e entrega de um profissional que atua no campo do coaching. São elas que atestam a legitimidade e excelência na formação e entrega de um profissional de coaching.
Essa fase inicial de aquisição de conhecimento qualificado na carreira estaria me preparando para ingressar no mundo seleto de coaches considerados como a elite dessa atividade. São coaches que demonstram realizar em suas atuações a prática da “responsabilidade pela entrega com qualidade e que levam os seus clientes a se responsabilizarem por seus próprios resultados”. O que faz toda a diferença.
Desde 2016 eu alcancei a credencial de Coach Profissional Certificado. O que trouxe reconhecimento quando sou contratado ou quando me apresento em uma organização para realizar um trabalho. Explicando melhor, há três tipos de credenciais que se pode obter após alguém se tornar um associado. Em outro futuro texto eu irei explicar melhor sobre as exigências das credenciais. Parece complicado? Mas com disciplina e determinação, eu garanto que não é!
Você está entendendo a razão pela qual as empresas ao contratar coaches optam por coaches associados à ICF? É notório que ao contratar um coach vinculado à ICF esse conhecimento e prática estará presente na entrega e comportamento do profissional contratado.
Para finalizar, acrescento dois aspectos da jornada como coach e que garantem a veracidade e segurança dos processos de se associar na ICF. Me refiro à ética e às auditorias.
Em todo o meu percurso de credenciamento fui examinado sobre o conhecimento e atuação na perspectiva ética. E todas as informações apresentadas estão passíveis de auditoria confidencial. Inserir informação que não se comprove é um erro gravíssimo e inaceitável dentro da ICF.
Dr. George Barbosa
O autor fez seu Pós-doutorado em Coaching Psychology. É Presidente da Sociedade Brasileira de Resiliência e atual Presidente da Federação Internacional de Coach – Capítulo Brasil (ICF Brasil).

Colaboradores

George Barbosa