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12/10/2018 Capitalismo Consciente

Propósito: A base de um negócio transformador

Existem, basicamente, dois tipos de empresas: as que deixam o mundo melhor quando nascem, e as que deixam o mundo melhor quando deixam de existir. As que deixam o mundo melhor quando nascem são aquelas que desejam servir ao mundo por meio da sua existência como organização. Por outro lado, existem empresas que apenas desejam extrair valor do mundo, ao invés de gerar valor para o mundo. Estas, são empresas tóxicas e muitas vezes desumanas, aonde o foco exclusivo é na geração de resultado financeiro.

Mas o que aquelas empresas têm de tão especial? Definitivamente, o que todos os negócios transformadores, que deixam o mundo melhor através da sua existência, têm em comum é um forte senso de propósito. Estes negócios têm uma visão clara do mundo que desejam ajudar a construir e estão absolutamente conectados com uma razão de ser além do lucro. O propósito organizacional é a diferença que o negócio deseja fazer na humanidade por meio da sua trajetória. Empresas com propósito são criadas de dentro para fora e manifestam os valores e crenças das pessoas envolvidas no negócio.

Negócios com propósito são percebidos como uma cura para alguma dor que o mundo vive. Estas empresas são verdadeiras ferramentas de transformação. A Euzaria, empresa baiana de moda consciente que tive a honra de fundar com Zé Pimenta, por exemplo, nasceu com o propósito muito bem definido: “tornar o mundo mais humano e dar esperança às pessoas.” Assim, a empresa transforma compras em atos de solidariedade – a cada peça vendida, o negócio contribui diretamente para a educação de jovens na comunidade em parceria com o Instituto Aliança.

Já a Whole Foods Market, rede de supermercados americana, recém comprada pela Amazon, tem o forte propósito de “transformar a forma com que nos alimentamos”, assim, é uma das empresas que mais crescem no mundo. Outras empresas como: Insecta Shoes, Meu Móvel de Madeira, Editora Vôo, Patagonia, REI, TOMS e Warby Parker vêm dando exemplo ao redor do mundo, mostrando que é possível ser consciente dentro do sistema capitalista e ainda assim ter resultados extraordinários. Raj Sisodja, em seu livro “Empresas Humanizadas” evidencia através de uma extensa pesquisa, que as empresas Humanizadas têm crescimento muito mais elevado que aquelas que focam apenas no lucro.

Mas como começar a empreender com propósito? Para empreender com propósito, é preciso de autoconhecimento. Muito além de entender as tendências do mercado, é preciso olhar para a essência do empreendedor, que deve se perguntar: qual é minha principal inquietação em relação ao mundo? O que eu gostaria de ajudar a mudar por meio do meu negócio? Assim, o negócio se torna uma manifestação da diferença que o empreendedor quer fazer na humanidade. O negócio se torna uma verdadeira extensão das crenças e valores das pessoas que o compõe.

O propósito é a ferramenta base nesta construção. Com propósito nos afastamos dos antigos e ultrapassados paradigmas e construímos uma nova abordagem para o mundo dos negócios – que eleva a humanidade para um patamar mais consciente.

Agora, imagine um mundo repleto de empresas conscientes, que não negam o lucro, mas existem por uma razão muito maior. Empresas que realmente deixam o mundo melhor através das suas ações. Esta realidade está cada vez mais próxima, e cabe a você se perguntar: neste contexto, eu serei vítima ou protagonista?

Colaboradores

Kiko Kislansky

kiko@nossocazulo.com.br